7 dúvidas que todos têm sobre recarregar um smartphone corretamente

São muitas as duvidas acerca de como recarregar o celular corretamente. Pelo fato de recebermos constantes perguntas sobre isso, decidimos criar esse artigo que poderá ajudar e tirar as maiores dúvidas sobre o carregamento de um smartphone.

Posso recarregar o celular na tomada de 110 ou 220 volts?

Não há nenhum problema em recarregar seu celular em tomadas de voltagem diferente. Isso porque os celulares não trabalham com sua própria tensão. Na verdade, o que os carregadores fazem é converter os 110 ou 220 volts em corrente alternada que chegam pela tomada em cerca de 5 volts em corrente contínua, que são adequados para alimentar a bateria. E essa tensão de saída é independente da entrada.

Posso usar o celular enquanto é recarregado?

Não há nenhum problema em usar o celular enquanto recarrega, o único ponto a se observar aqui é o aumento do tempo de carga. Isso porque o aparelho estará com o display ligado e o processador estará em funcionamento. Contudo, é bom ter alguns cuidados. É sempre bom retirar o aparelho do carregador ao levá-lo a orelha para atender um telefonema.

A bateria irá viciar se o celular ficar ligado à tomada durante a noite toda?

Os atuais smartphones entregam um software inteligente e bem otimizado para gerenciar o processo de carregamento com base no perfil do usuário, para evitar a redução da vida útil da bateria. Na prática, quando o aparelho detecta uma bateria completamente recarregada, ele reduz a corrente ao mínimo e ativa um modo chamado “trickle charge”, que mantém o nível da bateria em 100% até você retirá-lo da tomada.

Posso usar um carregador mais potente que o que vem no aparelho?

Não há problema em usar um carregador mais potente que o incluso no pacote de compra do smartphone. Isso porque o carregador é “inteligente” o suficiente pra entender isso, e reverte para o modo “lento” automaticamente. Na prática, o adaptador mais potente só irá entregar a potência suportada pelo seu smartphone.

Exemplo: Se o aparelho suporta até 18W e você usar um adaptador de 30W, o máximo de tensão que o aparelho receberá será os exatos 18W e não mais do que ele suporta. No caso de adaptadores de menor potência, vale a potência máxima do adaptador de carga. Se ele é de 10W, ele só irá recarregar seu aparelho com tensão máxima de 10W, mesmo seu aparelho suportando 18W.

Carregadores genéricos podem estragar o celular?

Não queira economizar nesse quesito, pois carregadores piratas ou genéricos podem, sim, danificar um celular e até mesmo colocar o usuário em risco de ferimentos ou morte no caso de um possível curto circuito. Acontece que para reduzir o custo desses adaptadores, os fabricantes reduzem também a qualidade e até eliminam medidas de segurança exigidas por lei.

Porque meu celular esquenta tanto enquanto carrega?

O calor é uma reação completamente normal de qualquer eletrônico. Portanto, é normal o aparelho esquentar enquanto é recarregado. É, na verdade, uma reação química que ocorre dentro das baterias quando elas são carregadas. No entanto, a maioria dos smartphones e carregadores rápidos são capazes de monitorar a temperatura da bateria, reduzindo a velocidade de carga ou até mesmo desligando o celular se ela subir demais.

O celular recarrega mais rápido no modo avião?

É verdade que com o modo avião ativado, recursos de rádios como Bluetooth, Wi-Fi e GPS, são desativados, e eles estão entre os componentes que mais consomem a energia em um smartphone.

Via

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.