Início » Meu-Android » Android O poderá ser customizado pelo usuário com temas opcionais em sua versão final

Android O poderá ser customizado pelo usuário com temas opcionais em sua versão final

Ainda que a personalização seja constantemente apontada como uma das características mais importantes do Android, caso você possua um aparelho rodando o sistema em sua versão mais pura já deve ter notado que não é possível fazer muita coisa sem baixar alguns aplicativos de terceiros para te auxiliar na tarefa.

Enquanto interfaces personalizadas oferecem um grande leque de opções, o sistema concebido originalmente pela Google tende a depender dos conhecidos launchers e icon packs para diferenciar-se ao formato convencional. Com o Android O, parece que a gigante das buscas está disposta a mudar esse cenário. Após adicionar a possibilidade de alterar o formato padrão dos ícones de aplicativos ao beta atual, foi descoberto entre os menus a existência de um curioso botão que indica a possível chegada do sistema de temas ao robozinho.

O recurso que tem sido esperado desde a atualização passada, parece finalmente estar sendo trabalhado, marcando mais uma opção de customização e uma oportunidade para evitar a modificação de algumas fabricantes.

O botão nomeado “Device theme” pode ser encontrado através do menu “Display”, presente no menu de configurações. Atualmente são encontradas apenas duas opções: “Pixel” e “android.auto_generated_rro_”. Por padrão, a segunda opção já vem ativa, enquanto a primeira ainda não encontra-se em estado funcional.

De forma curiosa, usuários do fórum XDA identificaram a relação da extensão “_rro” com o framework Sony’s Runtime Resource Overlay (RRO), que é constantemente encontrado em ROMS alternativas do Android devido ao seu ótimo desempenho sobre a modificação de interfaces. Caso a Google esteja trabalhando sobre esta ferramenta, podemos esperar que diversos temas existentes sejam compatíveis ao novo SO móvel.

Fonte.

Sobre Deco Portella

Caseiro, estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.