Início » MEU-CELULAR » Android Oreo: Aqui estão todas as novidades implementadas no Android Oreo

Android Oreo: Aqui estão todas as novidades implementadas no Android Oreo

A versão previa do sistema disponibilizada para os testadores já foi finalizada e a versão 8 do Android finalmente recebeu seu nome oficial. Mas o que o Android Oreo tem de novo para os usuários que estarão recebendo em seus dispositivos esta grande atualização nos próximos meses? Bom, os detalhes são relevantes para a consistência e desenvolvimento da experiência do usuário com o seu dispositivo.

Melhor desempenho de bateria

Oferecendo maior consistência e afastando cada vez mais a má fama que o assombrou a alguns anos atrás, o Android Oreo traz diversas melhorias internas para o aprimoramento das transições e processamento das ações, melhorando a comunicação dos componentes com o smartphone e a experiência de usuário como um todo.

O gerenciamento de energia, traz aprimoramento no recurso Doze e Doze on the Go. Aliado a isto, traz limites de execução em segundo plano, que irá liberar imediatamente os wakelocks de um determinado aplicativo, mantendo até que o app volte ao estado de cache. Em termos leigos, isso significa que aplicativos comilões estarão dificultados à drenar sua bateria em segundo plano. Além disso, aplicativos em execução em segundo plano agora estarão bastante limitados em relação a quais serviços eles podem acessar enquanto eles não estão em usagem.

Quick Settings e Barra de Status

Corrigindo o erro do Nougat, a Google decidiu reorganizar as coisas por aqui. Agora independente de você puxar ou não toda a central de ação, a visualização das informações de status (horário, data, bateria, conexões, etc) estarão visíveis para o usuário.

Além disto, os toggles que abrem menus diretamente da central de ações agora são sinalizados por um linha em baixo do seu desenho, melhorando o reconhecimento do operador com o sistema.

Melhorias na Iconografia

Com uma decisão arriscada, a Google parece estar tentado a trazer ainda mais vida para o seu sistema operacional com os novos ícones dinâmicos. Diga a deus a iconografia estática que você viu até hoje, e se prepare para ver o seus ícones interagirem com efeitos como parallax e pulsação após um clique, uma transição de tela ou algo do tipo.

A novidade tem natureza adaptativa, oferecendo a possibilidade de trabalhar com diferentes animações para os diversos formatos apresentado em cada um dos ícones no seu aparelho, oferecendo animações coerentes para eles. Deste modo os desenvolvedores terão opções variadas para trabalhar com ícones redondos, quadrados, com bordas curvas ou não, e muito mais.

Esta adição deverá interagir com o novo 3D touch do robozinho, dando ainda mais personalidade ao Material design. Contudo, muito provavelmente a novidade deva desagradar os usuários mais conservadores, além de levantar o questionamento sobre o peso destas animações em aparelhos menos parrudos. Infelizmente a novidade encontra-se apenas nos códigos do sistema, e não pode ser acessada abertamente.

Notificações 

A Google parece nunca estar satisfeita com as notificações do seu sistema, e de certa forma isso é muito bom. A cada update temos novidades interessantes neste setor, que melhoram cada vez mais a nossa experiência com o sistema, e no Android O não poderia ser diferente. A novidade agora tem foco em melhorar as notificações atualizadas na versão anterior, trazendo novas formas de controlar quais tipos de notificações devem aparecer em sua central.

Para tornar isso possível o sistema utiliza-se dos “notification channels”, que não são nada além de filtros de conteúdo que você pode ativar e desativar à vontade. Veja como isso funciona: digamos que você receba uma notificação de que você está com pouco armazenamento. Quando mantém pressionada a notificação, ela lhe informará rapidamente que o aplicativo que está enviando é a interface do usuário do sistema, e que este pode exibir notificações em cinco categorias diferentes: Alertas, Mensagens gerais, Diversos, Capturas de tela e Armazenamento (podem existir outras categorias dependendo do app).

Se você não deseja mais receber notificações dizendo que você está com pouco espaço de armazenamento, basta clicar no botão correspondente e pronto. O mesmo se aplica às notificações de captura de tela, afinal, ficar limpando estas para muitas pessoas não passa de um incômodo.

O que é ainda mais legal é que você pode definir como você deve ser alertado para os canais de notificação diferentes de aplicativos. Por exemplo, se você mexer nos canais deste mesmo app, você pode facilmente parar notificações relacionadas a um deles, ou pode simplesmente fazer com que estes alertas sempre toquem um som e vibrem. Infelizmente, como é de se esperar, poucos apps não-nativos suportam a função até o momento, mas é algo que deverá mudar aos poucos.

Outra adição relevante é a possibilidade de adiar notificações, exatamente como no inbox. Basta puxar a notificação para direita e o aparecerá um pequeno ícone permitindo oculta-la por 15, 30, 60 minutos, até que ela volte a aparecer novamente.

Mais mudanças nas configurações

Se você gostou do menu hamburger adicionado ao Android Nougat, saiba que infelizmente ele se foi. Esta mudança vem acompanha com um completo redesenho do menu de configurações, que agora traz um branco predominante e bastante limpo, abandonando as cores no cabeçalho e os separadores. Além disto, você não encontrará mais aquela extensa e confusa lista com quase 25 menus enfileirados, já que agora tudo se concentra em praticamente uma dúzia deles.

Picture-in-picture

É até estranho pensar que somente agora esta função chegou ao sistema mais popular do momento não é mesmo? Pois bem, finalmente você poderá transformar um vídeo em uma janela flutuante para assisti-lo enquanto realiza outras ações. Assim como ícones dinâmicos, a novidade está nos códigos.

Mudanças adicionais

Para quem achava que não, o SystemUI Tuner continua por aqui, agora trazendo funções novas. Através dele você poderá alterar os atalhos disponíveis na sua tela de bloqueio, dispensando os atalhos padrões da câmera e Google Assistant que podem não te interessar.

Não menos interessante, através dele você poderá customizar a barra de navegação, alterando o seu layout (posicionando-os mais para um lado, compactando-os), e adicionando um botão extra para o lado direito ou esquerdo.

Fonte

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.