Apple acusa Nokia de agir sorrateiramente para extorquir receitas exorbitantes sob suas patentes

A finlandesa chegou “chutando a porta”, abrindo um processo contra ninguém menos que a Apple. A companhia anunciou que estaria movendo ações judiciais contra a maçã por afirmar que a Apple violou 32 de suas patentes. Agora, a Apple vem acusar Nokia de colaborar na extorsão de pagamento de patentes, alegando que a empresa finlandesa conspirou com suas patentes para extrair mais do que deveria.

Em uma denúncia apresentada em 20 de Dezembro no Tribunal Distrital dos Estados Unidos do Distrito do Norte da Califórnia, a Apple acusa a Nokia e suas subsidiárias “de extrair e extorquir receitas exorbitantes injusta e anticompetitivas da Apple e outros fornecedores inovadores de celulares”.

De acordo com relatos originados da Apple, a Nokia tem usado táticas sorrateiras para fazer mais do seu portfólio de patentes: Veja o comunicado da Apple abaixo:

Em 2011, a Nokia continuou a ser um grande fornecedor de telefones celulares, mas, devido à sua incapacidade de inovar, estava enfrentando perspectivas de negócios tão terrível que a Nokia acabou por sair do mercado de telefonia celular. Como o CEO da Nokia havia anunciado aos funcionários no ano anterior, a Nokia estava em pé “em uma plataforma em chamas”. A incapacidade de competir com empresas inovadoras como a Apple – que desenvolveu uma revolucionária plataforma de hardware e software – a Nokia rapidamente se transformou. Ele mudou de uma empresa focada no fornecimento de telefones celulares e outros produtos de consumo para uma empresa empenhada em explorar as suas patentes para fornecedores de celulares de sucesso.

De acordo com o arquivamento, o objetivo da Apple com este caso é buscar uma medida cautelar para si própria e desencadear as transferências do uso de patentes.

Via | Via

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.