As extensões chegaram! Microsoft libera a Build 14291 para PCs e Smartphones com Windows 10

Redstone

As coisas ficaram bem agitadas ontem com a liberação oficial do Windows 10 Mobile versão “final”. Eu não preciso nem dizer que os usuários da plataforma da Microsoft ficaram muito felizes pela notícia, não é mesmo?

Após a atualização oficial para os smartphones que executavam o Windows Phone 8.1 e que receberam a versão de numero 10 do sistema operacional, isso não foi o bastante para parar a atividade do programa Windows Insider e Gabriel Aul acabou liberando ontem mesmo a build 14291 para todos os dispositivos. Computadores, tablets e smartphones que estavam ingressados no “Program Insider” foram agraciado com o uptade..

Como sempre, não vimos muitas novidades em termos visuais, mas sim em termos funcionais.

Novidades

Extensões no Edge: Depois de muitos meses de espera, a Microsoft acabou inserindo as extensões no Edge – navegador que substitui o já morto Internet Explorer. As extensões funcionam assim: basta clicar em “More” (…) no canto superior direito no Microsoft Edge e depois em “Extensões” para abrir o painel de Extensões, clicando em seguida em “Obter extensões”. Essa funcionalidade ainda não está disponível para smartphone com Windows 10.

Abas fixas no Edge: Que tal deixar o site Meu Smartphone fixado e ter as notícias por perto sempre que der vontade acessar enquanto você navega na internet? Então, agora com o Microsoft Edge você pode fixar abas. Essa funcionalidade já estava disponível em outros navegadores como o Opera, Aurora Browser, Firefox…

Outras melhorias no Edge: Agora você pode copiar qualquer link em sua área de transferência, e clicar com o botão direito na barra de endereços no Microsoft Edge e escolher “Colar e ir” no menu de contexto.

Aplicativo Mapas atualizado!: Mudanças na arquitetura foram feitas e algumas mudanças na interface também. Nada muito gritante, mas de ser perceber.

Aplicativo Relógio atualizado!: O aplicativo ganhou um nova interface, a Microsoft deixou o app mais simples e funcional, a empresa introduz um novo selecionador de tempo em linha e um design melhorado para criação e edição de alarmes e timers.

Foi inserido como novidade também:

  • Teclado de uma mão japonês kana
  • Introdução de texto Canvas de modo alinhado para idioma japonês
  • Anunciado o Feedback Hub

O vídeo abaixo mostra como fazer para executar as extensões que podem ser baixadas aqui.

O que foi corrigido no PC

  • Incríveis melhorias relacionada a Cortana em português: A assistente não apresentará mais aquela voz robótica.
  • O problema que fazia com que a área de notificação (“bandeja do sistema”) fosse exibida fora do alinhamento quando ligada a opção “Sempre mostrar todos os ícones na área de notificação” deve ser agora corrigido.
  • Foram corrigidos os problemas com redes Wi-Fi mais antigas que usam o método de criptografia WEP.
  • Corrigido o problema de alinhamento dos botões padrão de minimizar, tamanho e fechar.
  • Corrigido o problemas com o ícone de USB na área de notificação.
  • Corrigido os problemas na URL da página de buscas do navegador Edge

O que foi corrigido em mobile

  • Incríveis melhorias relacionada a Cortana em português: A assistente não apresentará mais aquela voz robótica.
  • Foram corrigidos os problemas com redes Wi-Fi mais antigas que usam o método de criptografia WEP.
  • Corrigido o problema com a velocidade de entrada de textos.
  • O reconhecimento do teclado Word Flow foi melhorado.
  • A lista “Todos os aplicativos” foi atualizada para mostrar com facilidades os apps.
  • Corrigimos um problema em Configurações, onde às vezes eram listados nomes de aplicativos não resolvidas em Extras.
  • Corrigimos um problema em alvos sensíveis ao toque poderiam estar fora de alinhamento no selecionador do app Fotos.

Problemas conhecidos para PC

  • Continuamos a investigar um problema em que alguns Surface Pro 3, Surface Pro 4, e Surface Book experimentam um congelamento ou falha de toda entrada como teclado/trackpad e toque.
  • Seu PC pode congelar quando estiver conectando um controle do Xbox One ou Xbox 360 e outros gamepads.
  • Se você usar o Hyper-V e têm um switch virtual configurado para o seu adaptador de rede, você pode ver um indicador de erro (“X” na cor vermelha) para o seu adaptador de rede na área de notificação da barra de tarefas.
  • Estamos vendo relatórios de falhas com aplicativos, onde apps como o QQ deixam de funcionar devido a um problema de confiabilidade do sistema operacional.
  • Se você tiver o Kaspersky Anti-Virus, Internet Security ou o Kaspersky Total Security Suite instalado no seu PC há um bug de driver que impede que esses programas funcionem como esperado em compilações do branch de desenvolvimento.

Todos os problemas apresentados acima estão sendo resolvidos pela Microsoft!

Problemas conhecidos para mobile

  • Se você restaurar o seu telefone nesta compilação (Build 14291) e restaurar o seu telefone a partir de um backup, a restauração falhará para instalar aplicativos a partir da lista de aplicações do seu backup, deixando tiles vazias em cinza na sua tela inicial. O próximo backup irá também sobrescrever os dados de backup de app. Se você excluir as tiles “mortas” e tentar reinstalar os mesmos aplicativos da loja, você não vai obter restaurar os dados dos aplicativos.
  • Se você tem uma Microsoft Band 1 ou 2 emparelhada ao telefone, ela deixará de sincronizar após a atualização para esta compilação devido a uma falha da API do sistema que ocorre após a atualização.
  • Estamos investigando um problema em que o aplicativo Gadgets não é capaz de detectar o Display Dock em telefones com o Windows 10 Mobile Insider Preview.
  • Há uma nova opção em Configurações> Atualização e segurança para o Programa de Insider do Windows. Esta é uma opção em desenvolvimento para melhorar o gerenciamento de suas configurações do programa Windows Insider no seu dispositivo.

Todos os problemas apresentados acima estão sendo resolvidos pela Microsoft!

FONTE: Windows

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.