Câmeras frontais dos celulares ficarão “invisíveis” em estado de inatividade, entenda!

Com os smartphones cada vez mais reduzindo suas bordas na área frontal, os seus leitores biométricos foram obrigatoriamente movidos para a parte traseira. Mas recentemente uma nova tecnologia permitiu que esse sensor também ficasse abaixo do display do aparelho, com a chinesa Vivo apresentando isso pela primeira vez – oferecendo uma nova tendência para este mercado.

Dito isso, será que as câmeras frontais ainda ocupam um bom espaço na área frontal dos aparelhos? Bom! Uma patente recentemente registrada pela Samsung, diz que será possível abrigar as câmeras frontais abaixo do display também, e isso pode se tornar real em um futuro não tão distante!

[gallery columns="2" link="file" size="medium" ids="58761,58760"]

Esta patente mostra que o dispositivo moveria tudo pra abaixo do display – incluindo a campainha, sensores de proximidade e sensores de luz ambiente. O Xiaomi Mi Mix é bom exemplo disso, quando incoporou seu alto-faltante de forma inteligente abaixo da tela, apesar de não ter sido uma boa ideia.

Diferente do Mi Mix, que levou a câmera frontal para a parte inferior do dispositivo, esta patente mostra a câmera na parte superior, revelando (em teoria), que a câmera também poderia ser colocada em qualquer lugar – isso resolveria o problema das vídeos-chamadas, onde você não sabe se olha pra tela ou pra câmera.

De qualquer forma, o problema é que ninguém desenvolveu essa câmera ainda e uma patente inicial (referenciada pela Samsung, Apple, LG) sugere o uso de uma tela OLED transparente). Com isso, o dispositivo poderia ativar e desativar a tela e permitir que a câmera ficasse “invisível” durante os períodos de inatividade.

Via / Via

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.