Como desbloquear o Bootloader de qualquer smartphone Xiaomi

A maioria dos smartphones da Xiaomi, possuem um recurso integrado, no qual obriga aos usuários a adicionarem informações da “Minha conta” para usar o telefone depois de ter sido formatado. Várias empresas usam esse recurso há algum tempo, pois caso o smartphone seja roubado ou simplesmente perdido, estará seguro de eventuais acessos não autorizados ou até mesmo limpeza de dados.

Mas se uma pessoa mal intencionada sabe como usar o método fastboot, que é usado para flashear ROMs, nem mesmo isso fará com que alguém tome controle do telefone e, com base no assunto, a Xiaomi decidiu definitivamente bloquear o bootloader.

Como desbloquear o Bootloader do meu dispositivo Mi?

Para solicitar o desbloqueio do Bootloader do seu smartphone, você terá que entrar no site da MIUI, clicando aqui. Logo em seguida, deves chegar à página que mostra o formulário de inscrição como este exemplo em forma de imagem:

Neste portal você terá que expressar de toda a sua criatividade em forma de letras. ATENÇÃO! Se o seu motivo for copiado de tutoriais ou blogs, isso pode fazer com que seu aplicativo de desbloqueio seja rejeitado e até mesmo parar na lista negra. Recomendamos simplesmente “I need to install a Global ROM, because I live in Brazil

A aprovação chegará via SMS, por isso, você terá que aguardar pacientemente por algumas horas ou dias. Então, poderás baixar a ferramenta pelo site de desbloqueio, atualmente só é suportado no Windows. Sendo assim, verifique se o seu computador possui os drivers necessários antes de começar a desbloquear.

Iniciando o processo de desbloqueio…

Após ter recebido o SMS de aprovação, proceda da seguinte forma:

  1. Configurações > Sobre o telefone > Versão MIUI (Toque várias vezes para ativar a opção do desenvolvedor);
  2. Configurações > Configurações adicionais > Opção de desenvolvedor e vincular sua conta Mi ao Status de Desbloqueio (pode estar em inglês). Se você estiver enfrentando um erro na vinculação da Conta Mi, basta seguir esses passos.
  3. Faça login na conta Mi que adquiriu permissão de desbloqueio em seu dispositivo;
  4. Depois de iniciar sessão na Ferramenta de Desbloqueio Mi, toque no botão de engrenagem superior direito para verificar a atualização para o driver USB e a Ferramenta de Desbloqueio. Verifique se você está executando a versão mais recente;
  5. Desligue o seu dispositivo, pressione o botão Liga / Desliga e Volume para entrar no modo fastboot;
  6. Faça login na ferramenta de desbloqueio no PC com a mesma conta Mi conectada no seu smartphone.
  7. Em seguida conecte o dispositivo com o PC usando o cabo USB;
  8. Pressione ‘Desbloquear’. O processo de desbloqueio será concluído em cerca de 10 segundos.

Se ocorrer algum erro durante o processo, você provavelmente terá que esperar por mais alguns dias até que a liberação de desbloqueio esteja disponível. Isso é uma forma de segurança aplicada pela Xiaomi em casos de roubo ou furto do smartphone, pois enquanto o celular estiver na mão do sujeito, esse é o tempo que você tem para recuperar o aparelho. Entenda como isso funciona através do vídeo acima.

Fonte

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.