Comparativo de Apps #5 : Facebook Messenger (Android x Windows Phone)

facebook-messenger

O Facebook chegou com tudo nas nossas vidas e rapidamente tomou lugar de outras redes sociais que amávamos como o saudoso Orkut, por exemplo. Mas não foi só no meio mais amplo da coisa que houve a mudança, e na época onde o MSN reinava entre os mensageiros o Facebook nos apresentou um serviço de chat bastante atrativo para os seus usuários. Uma vez que TODOS estavam conectados a rede, era muito mais comodo conversar por lá mesmo que abrir outro programa. Com isso, rapidamente vimos o fim do Windows Live MSN e adoção em massa dessa plataforma, que até hoje é vista como a primeira opção quando se trata de trocar uns leros enquanto estamos no PC.

Porém, o Facebook foi muito além com essa plataforma, e a acensão das tecnologias móveis o direcionou para a criação do famoso app atrelado a rede social mãe, o Facebook Messenger. Hoje esse app é praticamente essencial para 9 entre 10 usuários uma vez que para conversar usando o chat da rede social em seu dispositivo móvel você precisa ter o app, mas não foi sempre assim. Nos primórdios do app oficial do Facebook, a função de chat estava embutida e funcionava como apenas um serviço. Com os argumentos de ter atualizações mais direcionadas e uma diminuição do peso do app (que na verdade resultou em dois apps bem pesados) a companhia de Zuckerberg nos enfiou o app guela abaixo sem direito a recusa.

capa-fb-messenger 2

Como sempre, há quem goste e a quem distribua ódio por essa decisão, mas a realidade é que o uso do app já é parte da rotina para muitos. E esse aplicativo, que inclusive é produzido pela própria companhia do Facebook, ao contrario do app oficial (o que explica a disparidade na qualidade entre eles), é que será comparado hoje, no 5º Episodio do Comparativo de Apps!

  • Tela Incial

Comparativo de apps 5 facebook messenger

Com um ótimo (porém não excelente) trabalho do Facebook Inc. podemos nos gabar de app bastante completo, contudo, não tão intuitivo. Logo na tela inicial podemos verificar que a interface é inserida afim de chegar aos mesmos fins, mas ainda assim não de forma tão completa e polida como na versão para android. Temos as conversas, listadas, as fotos em círculos, os ícones semelhantes, etc. Notamos o destaque para os pivores no topo da tela em contra partida a visualização lateral já característica do já ultrapassado design Metro. Podemos notar também a ausência do ícone para chamadas no rodapé, mas disso falaremos depois.

2

Ao lado direito temos a visualização dos grupos, recurso que não é tão usados pelos usuários nessa plataforma. São listados aqui nada mais que atalhos para as conversas e informações do grupo, ao menos que você seja o administrador, onde encontram-se algumas poucas ferramentas para a edição da sua sua conversa grupal.

3

Mais a direita podemos ver os nossos contatos na rede social. A versão para windows phone é mais direta pois traz a separação entre a lista geral e os contatos ativos no momento em abas diferentes (para a segunda, deslize mais uma vez para a direita)…

3

… enquanto a versão para o sistema da Google traz essa separação em um botão duplo ao topo. As funções disponíveis são as mesmas, apenas localizadas em locais e com alguns ícones diferentes.

  • Conversa

5

Não é difícil notar que o app para a plataforma é bem menos polido e simplório, as vezes com traços rudimentares, o que infelizmente foi algo taxado pela proposta de design que o windows 7,8 e 8.1 trazia. Com fontes muito mais polidas, ícones mais bem posicionados e um design mais coeso o aplicativo do sistema do robozinho verde faz o concorrente parecer ultrapassado. Ao menos as funções mais importantes estão aqui, como o “Emoji para a Curtida”, o compartilhamento de fotos e vídeos, a opção de tirar uma nova fotografia e as figurinhas da plataforma.

6

Puxando a barra de contexto temos a opção de gravar clipes de voz, ver os detalhes do contato e relatar algum problema no app. Ao lado da barra de inserção de escrita temos um único para compartilhar a localização. No Android as opções de emojis próprios da rede social é grande e infelizmente não está visível para nós.

  • Perfil do Contato

9

Aqui temos um bom exemplo de desnivelamento entre as opções. Enquanto os usuários do Windows Phone se deparam com as tímidas opções de silenciar o contato, ver a sua linha do tempo e criar um grupo com o contato em uma página branca e sem destaque, em seu rival encontramos uma distribuição mais organizada e moderna, com ícones e as funções “Fotos compartilhadas” para a visualização das mídias trocadas com o contato, “chamada de áudio” e “chamada de vídeo” que não estão presentes aqui também.

  • Chamada de Aúdio e Vídeo.

8

É isso ai amigos, essa função que já está completando mais de 3 meses no app e já possui muito mais tempo na versão web, não está disponível para o Windows Phone. Trazendo uma qualidade até superior ao que vemos no Whatsapp, essa é uma boa opção para quem quer uma alternativa mais leve e com menos funções que o Skype.

  • Configurações

10

Novamente, bem menos polidas, temos as configurações do aplicativo que na verdade não devem tanto. Não temos a função de procurar contatos através da nossa agenda telefônica, nem um controle dos nossos dados móveis ou arquivos armazenados pelo app, mas podemos configurar nossas notificações, a sonorização e vibração do app, o acesso a localização e a sincronização dos contatos já tão comum no sistema da empresa de Redmond.

capa-fb-messenger 1

Ainda que atrás de sua versão muito mais completa para o sistema da Google, o aplicativo do Windows Phone para o Facebook Messenger é algo que devemos nos orgulhar. O app é bem suportado, atualizando constantemente e apresentando uma ótima performance, com um design relativamente bonito e as principais funções marcando presença. Com a adoção da Adaptive UX no Windows 10 Mobile e o projeto Astoria, não cairia mal termos um aplicativo desenhado semelhante ao do Android, uma vez que essa nova diretriz casa bem com a proposta visual da plataforma. Nos resta esperar por uma movimentação do Facebook Inc., assim como com o tão aguardado app oficial  para o acesso a rede feito por eles.

Esse foi o 5º Episodio do Comparativo de Apps, nos trazendo um exemplar bastante simples, porém de extrema utilidade para grande maioria dos usuários, afinal, quem não usa o facebook hoje em dia?

Estarei sempre de olhos nas perguntas feitas nos comentários, mas para quem quiser ter respostas mais diretas e mais rapidamente sobre o comparativo ou outros assuntos, peço que entre em contato comigo pelo meu Twitter @decoportellas .

Não deixe de conferir os episódios anteriores:

#1 Whatsapp

#2 Facebook

#3 Instagram

#4 Youtube

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.