Comparativo de Apps #7 : Spotify (Android x Windows Phone)

Tempos modernos, época onde a internet viabiliza tudo. Música, filmes, jogos, livros, clipes, noticias. Com tanta mídia para se consumir, não é de se espantar que a tímido quantia de espaço que as fabricantes entregam em seus aparelhos se torne pouco demais. Graças a isso, vemos uma grande parte da população correndo para os serviços baseados totalmente em computação na nuvem, categorizados como Streaming.

open-graph-default

Por meio de programas desse caráter você será capaz de ter a mão suas músicas ou filmes preferidos sem consumir o espaço do seu aparelho, portanto que a internet esteja disponível, embora a algumas opções para a nos amparar na falta dela. No 7º comparativo estaremos analisando o app mais popular para o streaming de música, o Spotify.

  • Tela Inicial

1

O Spotify é um dos poucos serviços que não diferencia a sua interface entre as plataformas. No Android, plataformas Windows, Mac ou iOS você verá a mesma interface pouco influenciada pelo Material Design, Metro ou qualquer diretriz visual. Na tela inicial do app temos sempre sugestões de lançamentos, novas músicas ou playslists personalizadas para cada humor.

2

Ao lado encontramos o mesmo menu, que sói se diferencia na posição de certos ícones, com o de configurações por exemplo. A versão para Android também traz um link para a compra da licença do app a mão e uma função a mais: “Atividade”

4

A opção traz as atividades recente dos amigos que você segue no app. Como o app pode ser conectado ao Facebook para encontrar novos amigos essa opção é bastante interessante para conhecer novas músicas e descobrir o gosto musical das pessoas que conhece, mas nada de vital importância para o funcionamento do aplicativo.

  • Acervo

6

Ao clicar em sua música, você é jogado para um novo menu que fará você se sentir realmente em um player de música nativo. Bem pratico e intuitivo, você terá acesso a suas playlists, os músicas que você adicionou a sua biblioteca e seus respectivos artistas e albuns.

7

Para os que não conhecem o app, caso você esteja utilizando a versão gratuita do app, você apenas poderá ouvir as músicas de forma aleatória com pequenas propagandas entre elas em certos momentos, podendo pular 6 músicas a cada hora.  Com a versão paga você poderá ouvi-las livremente como em um player comum e até mesmo disponibilizar para ouvir offline, porém somente pelo aplicativo (a música não se tornará completamente sua).

  • Player

8

Seguindo a mesma tendencia, pouco se altera de um sistema para o outro. O player é o mesmo, os icones são os mesmos, apenas posicionados de forma levemente diferenciada. Gosto bastante do efeito blurr que é aplicado a capa como fundo de tela na versão para Windows Phone.

  • Exploração

3

Em busca você é pode, é claro, procurar por músicas, artistas e albuns do seu gosto. Sugestões também são aplicadas aqui!

9

Ao selecionarmos o artista desejado, mais uma vez a interface se repete nos apps, alterando apenas poucos detalhes de coloração e tamanho dos elementos. O app para Android possui alguns traços mais finos e tudo costuma estar bem menor…

10

…contudo todas as funções estão presentes. Você poderá, explorar, ouvir, adicionar o conteúdo a sua biblioteca do mesmo modo. O app para Windows Phone apenas não entrega a biografia da banda na lista de frente, mas isso pode ser acessado nos menus de contexto.

  • Configurações

12

Sem dúvidas, as configurações no sistema da Microsoft são mais simplistas. Aqui só temos o que é realmente necessário, mas de fato o necessário está aqui. Ainda que o menu de configurações pareça bem menos recheado, se analisarmos a versão para o android vemos que não falta muita coisa relevante.

13

  • Aperta o Play!

spotify-apps

O Spotify é um app do qual podemos nos orgulhar. Em pleno funcionamento, o serviço é totalmente funcional e atualizado em nossa plataforma e deve servir de exemplo para os desenvolvedores de serviços que seguem o caminho oposto. Se a sua onda é streaming, aqui você estará bem servido.

Peço desculpas por não poder mostrar as funções da versão paga. Desde o Xbox Music/Groove Music acessar as minhas músicas no Onedrive eu não vi mais motivo para pagar um serviço de Streaming. ¯\_(ツ)_/¯

Esse foi o 7º Episodio da serie Comparativo de Apps! Tem alguma sugestão para o app da próxima semana? deixe nos comentários!

Caso tenha dúvidas, sintam-se a vontade para perguntar em meu Twitter @decoportellas. Recebo perguntas frequentemente no Facebook, porém é bastante difícil eu responder por lá.

Não deixe de conferir os episódios anteriores:

#1 Whatasapp

#2 Facebook

#3 Instagram

#4 Youtube

#5 Facebook Messenger

#6 Twitter

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.