Comparativo de Apps (Android x iOS): 6# Spotify

O streaming musical surgiu lá fora como uma grande alternativa para quem queria ter uma grande biblioteca de músicas em um aparelho celular que não possuía todo esse espaço disponível, uma vez que, graças aos generosos e acessíveis planos móveis em países desenvolvidos é possível fazer uso substituir completamente o uso tradicional pelo acesso online. Contudo, em países emergentes como o nosso, estes serviços se popularizaram por se tornar uma forma descomplicada, acessível e legalizada de ter acesso a uma gigante biblioteca de músicas, criando um grande nome para o Spotify em terras nacionais. Após comparar a versão para Windows na segunda, é a hora da disputa entre gigantes!

Tela incial + navegação

Olhe bem. Qual é a versão para Android e qual é a versão para o iOS? Analisando bem, se você não notar o destaque em verde no menu inferiro que corresponde ao iOS, ou o preenchimento no Android acima, você não poderia diferenciar. Te desafio a encontrar algo mais que possa diferenciar estas versões!

Biblioteca

Agora a comparação se complica ainda mais. Com uma esquematização da página e  disposição de ícones e fontes totalmente idêntica, a experiência é plenamente integrada entre as duas plataformas. As setas na versão para iOS trazem um pequeno detalhe de diferenciação, e o barra rolante a direita acaba por trazer uma navegação mais facilitada em listas extensas, algo não presente no Android.

Playlists e Daily Mix

Como versões plenamente atualizadas, nada fica faltando por aqui. As funções são dispostas exatamente da mesma forma e liberadas quase que simultaneamente, permitindo que o usuário de fato não sinta nenhuma alteração ao migrar de uma plataforma para a outra.

Reprodução

Um detalhe quase que irrelevante está no fato da versão para o sistema da maça abusar mais dos efeitos embaçados. Ainda que esteja presente nas duas, no Android ainda é possível ver o preto com mais presença, o que quase sempre se traduz em uma semi-transparência no concorrente.

Configuração

Assim como no Windows Phone, a versão para iOS prefere trazer o menu de configurações de forma mais compacta e com sub-menus, evitando uma lista extensa. A diferença é que por aqui não fica faltando opções em um dos lados, apresentado menus completos em ambas opções.

E esse foi o post da serie de Comparativo de Apps  – Android x iOS. Existe uma diversidade muito grande apps que podem figurar por aqui, como TwitterTelegram, Uber, Netflix, Alternativos para o Youtube e cia. Qual app você gostaria que nós fizéssemos? Deixem nos comentários!

1º Episódio: Whataspp

2º Episódio: Facebook

3º Episódio: Groove Music

4º Episódio: Facebook Messenger

5º Episódio: Instagram

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.