Explosões nunca mais: Baterias do futuro serão à base d’água

Basta apenas alguns smartphones explodirem para percebermos que, apesar das baterias de lítio-íon serem o tipo material mais usado nos tempos atuais, essa tecnologia é potencialmente perigosa e não tão duradoura o suficiente. Existem inúmeros projetos que estão em andamento, que visam resolver problemas como explosões, super aquecimentos, etc. Mas infelizmente nenhum deles está perto de se tornar realidade, entretanto, ideias para baterias mais seguras já estão sendo pensadas.

Baterias á base d’água

O mais recente projeto que está em desenvolvimento em tecnologia de baterias é surpreendente. Pesquisadores de Harvard desenvolveram um protótipo de uma bateria não-tóxica e mais duradoura do que qualquer solução de iões de lítio disponível no mercado. A chamada “bateria de fluxo” é baseada em moléculas orgânicas em uma solução de água com pH neutro, e espera-se que dure mais de 10 anos, o que é uma grande melhoria em relação à tecnologia usada atualmente.

Esta não é a primeira bateria desse estilo a ser desenvolvida, no entanto, os pesquisadores conseguiram corrigir muitos dos problemas dos projetos anteriores, como a degradação excessiva de seu armazenamento de carga com o tempo de uso. Isso só foi possível modificando as estruturas das moléculas usadas nas soluções eletrolíticas, tornando-as solúveis em água. Como resultado, as baterias tornam-se não corrosivas e mais baratas de produzir, fazendo com que essa novidade seja uma forte candidata para usos industriais, como o armazenamento de energia eólica e solar.

Uma tecnologia para o futuro

Este protótipo pretende ser uma solução para problemas de baterias de lítio-íon em uma escala maior – indicando o que está por vir. Os dispositivos atuais, com hardwares poderosos, exigem mais poder do que nunca e o desenvolvimento nessa frente é certo que virá, por isso daqui há alguns anos, os próximos smartphones podem entrar em uma outra tecnologia com relação à baterias, onde teremos componentes mais seguras, baratas e duradouras.

Via

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.