Ferramenta da Microsoft detecta emoções em fotos

projeto oxford emotions

Ainda que não encontrem sempre os holofotes, a Microsoft como uma grande companhia possui diversos projetos pequenos e interessantes. Um bom exemplo foi a ferramenta que adivinha a idade de uma pessoa fotografada que surgiu há alguns meses atrás e que vem recebendo novas funcionalidades, mostrando o interesse da empresa em expandir suas capacidades da na área.

Chamado de projeto Oxford, a ferramenta faz uso de diversas API’s de reconhecimento fácil para descobrir dados sobre as pessoas presentes na fotos, tendo altíssima precisão contando com capacidades incríveis como a de identificar se a pessoa tem um irmão gêmeo. Com as novas atualizações, a ferramenta passa a reconhecer as emoções das pessoas analisadas na captura, informando se a pessoa está triste, brava, surpresa, etc.

Tratando-se de algo como o reconhecimento facial, o sistema pode aprender a reconhecer certos traços de um conjunto de imagens que ele recebe, e então pode aplicar essas informações para identificar características faciais em novas imagens quando vê-las.

projeto oxford emotionsA Microsoft basea-se nas transições das emoções de um usuário entre os “oito estados emocionais fundamentais e universais“, segundo a empresa. Assim, a ferramenta faz a atualização em suas API’s para identificar emoções como raiva, desprezo, medo, nojo, felicidade, algo mais neutro, tristeza ou surpresa.

O uso da ferramenta pode ser amplamente explorado em casos casuais como medicinais e comerciais, uma vez que através de imagens a ferramenta é capaz de analisar a reação de um individuo relacionado a uma situação, estado ou a um produto a venda.

O projeto ainda não está em fase final, mas ja está disponível para que os desenvolvedores possam trabalhar com as suas possibilidades. Contudo, você já pode fazer o download do beta publico no site oficial do projeto.

Fonte

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.