Início » Meu-Android » Há uma década, Microsoft, Nokia e Symbian (menos Apple) subestimaram o potencial do Android

Há uma década, Microsoft, Nokia e Symbian (menos Apple) subestimaram o potencial do Android

Em 2007, a Google apresentou para o mundo o seu próprio sistema operacional para smartphones, apelidado de Android. O SO da gigante do software mudou drasticamente de tempos para cá e, para que o robozinho chegasse a este ponto, foram atualizações em cima de atualizações. Na mesma época, e Steve Jobs estava trabalhando também no primeiro iPhone, no qual apresentou em um evento de imprensa icônico. Enquanto isso, o mercado era dominado pela Nokia, Motorola e BlackBerry.

Com isso, nem todos estavam convencidos de que a Google seria bem sucedida com o seu recém lançado sistema operacional. Em particular, há aproximadamente 10 anos, o Symbian e oSO da Apple estavam comemorando suas vitórias, derrubando desejos e anseios do Google em potencial para alcançar um pequeno pedaço do mercado dos dispositivos móveis.

Contudo, abaixo estão algumas das frases ditas pelas empresas rivais do Google, no qual subestimaram o poder e a força que o Android tinha reservado na época:

Nokia – “Nós não vemos isso como uma ameaça”.

Microsoft –  “Realmente parece que eles estão recebendo um monte de pessoas juntas para construir um telefone e isso é algo que fazemos há cinco anos. Não entendo o impacto que eles farão”.  – Scott Horn, equipe Microsoft Windows Mobile.

Symbian –  “Se o Google não estivesse envolvida, a indústria acabaria de bocejar e reverter. Levamos a sério, mas somos os que possuem telefones reais, plataformas de telefones reais e uma grande quantidade de volumes acumulados ao longo dos anos”.  – John Forsight equipe Symbian.

Apple – “Temos um ótimo relacionamento com o Google e isso não muda nada. Eles certamente são um parceiro importante para o iPhone”. – Porta-voz da Apple.

Tendo se passado 10 anos, a Nokia e demais empresas aprenderam a não subestimar concorrentes. A Apple, contudo, toca o barco confiando em seus trabalhos (foi o posicionamento mais acertado).

As principais empresas estavam comemorando o aumento de suas vendas de dispositivos em um mercado insaturado, que estava apenas experimentando a “explosão” no qual ainda estava para acontecer. No decorrer dos anos, ficou claro que o Android não está indo apenas à seu ápice, como também está sugando fatias de mercado por todo lado. Motivos de sobra para o Google comemorar.

Fonte: Engadget Via

Sobre Jader Peterson

Apaixonado por tudo que envolve tecnologia e aviação. Desde cedo a tecnologia tem feito parte da minha vida e, assim, sou fascinado por ela.

  • Erik Bandoria

    Eu entendi sua opinião e você disse tudo, cegueira comercial. Esse foi o erro da Microsoft na época. Vamos esperar o que o mercado nos guarda nos próximos anos. Grande abraço

  • william

    so sei que a buid 15236 esta osso aqui tem horas que da aquela dor no coração de tanta aflição de travamento do celular, da vontade de jogar o aparelho no chao na parece e gritar bem alto vai tomar no cuw desgraçaçaaaaaassss essa e a dor que sinto kkkkkkkkk
    e mais rapido se arrancar a bateria do celular e reiniciar do que ficar esperando os proprio sistema ostimizar o leg do caralhuuu que tu nao consegue fazer nada nem bloquer atela ele responde. ai tu aperta varias vezes o botao de bloqueio na raiva….
    ai depois de um minuto ta o celular piscando bloqueio e tela bloqueio e tela ………..
    parecendo queles pcs bem velho que tem pouca ram e cpu que tu clica num documento e vai abri depois de um minuto isso quanto vc ja nao clicou e outras centenas de outras coisas aflito com a demora ai tu imagina se o bicho no trava mesmo e explode

    desculpem o desabafo

  • E quem diria que 10 anos depois, a Blackberry e a Nokia estariam usando o Android para continuar existindo. Por isso que nunca é bom se desfazer da concorrência.

    • o_Sandman_o

      E quem diria que, 10 anos depois, a Microsoft ganharia tanto dinheiro com Android…..

      • Jaime Jr

        Você é acionista? Pq só acionista da Microsoft pode se vangloriar disso, se não for, é apenas pago pau de um empresa bilionária que tá se cagando pra você.

        • o_Sandman_o

          O que eu sou não te interessa….
          Simples assim…..

  • Creeper_Mod Android

    O próximo a falir por subestimar o Android vai ser o iPhone, tá caro demais, vai ter um mega boicote a apple, a Google pode parar de dar suporte a Apple com apps por causa do seu pixel 2.

    • uanderson

      Só é caro aqui no Brasil mano..

      • william

        por exemplo mano sai quanto um hiphone la fora, o x e o 8
        vc pode falar nos seus videos que nao da bo kkkkkkkk
        ja que a appe nao te da essa moral de ser um divulgador.
        ja vi quando se fala de app quem toma no cuw e rico porque pobre nao tem codiçoes de comprar um negocio desse,
        e essas pessoas se tornam muito vuneraveis a assalto por esta carregando um malote de dinheiro no bolso , to fora

      • Bruno Ferreira

        só é caro no brasil? os conceitos de valor mudam de cultura para cultura, e o iphone é caro lá na gringa sim, lá eles tem mais noção de valor, não são trouxas como os brasileiros

    • Paulo Ferreira

      Ainda ontem montaram uma loja falsa da Apple, numa qualquer cidade asiática à entrada de uma estação de metro,com o pretexto da pré venda do X e conseguiram que 50 malucos dormissem a porta.

  • Jaime Jr

    O Android caminha a passos largos e pra dominar grande parte da indústria de tecnologia, a Microsoft e o Windows estão cada dia mais se afastando do consumidor final (com exceção da indústria de games). E talvez ela já tenha se conscientizado disso e sabe que pode lucrar em outros mercados, mas o consumidor final vai ficar pra Google e pra Apple mesmo.

    • Erik Bandoria

      Isso aí. A arrogância de alguns leva a isso. E quanto a Microsoft espero que suma de vez do mercado consumidor. Quando a Google acertar de vez no mercado de computadores é só jogar a pá de terra por cima. Viva o Android!!!

      • Silvio Silver

        E onde fica a concorrência necessário em todos os setores? no limbo, nossa, o mundo tecnológico daqui a alguns anos, vai ser uma bosta só, Google para tudo que é lado, eu ein, tomara que isso não aconteça, sai fora, prefiro concorrência.

        • Erik Bandoria

          Volte ao tempo e se lembre como a Microsoft agia até metade dos anos 2000. Então, onde estava a concorrência? Hoje sim temos concorrência. Se atente ao mercado. Sou a favor dela sempre, eu como consumidor quero ter opções de escolha. Em relação ao que disse sobre a Microsoft foi uma opinião pessoal minha, sei que isso é muito difícil de ocorrer

        • Jaime Jr

          Você não prefere a concorrência, você prefere um mundo dominando completamente pela Microsoft. Já imaginou se a fez anos atras a Microsoft dominasse o mercado de smartphones? Provavelmente hoje teria apenas ela no mercado.

          • Erik Bandoria

            Bem isso. O tempo da Microsoft já passou. Ele teve que engolir o orgulho e aceitar a concorrência. Ela é uma grande empresa mas não a principal mais.

          • NandoDias9

            assim como o silvio silver quer com o android, concorrencia é sadio e forçaas marcas a melhorarem seus produtos

  • Breno Caputo Filho

    A Nokia e Blackberry acredito que foram as que mais tiveram prejuízo ao subestimar o Android. As duas eram as principais empresas na fabricação de smartphones e acabaram afundando, não por não terem adotado tbm o Android como sistema já naquela época, mas por não terem evoluído seus sistemas para fazer frente ao Android e até mesmo ao iOS.
    Deu no que deu….

    • william

      vdd se a nokia tivesse aderido ao android hj seria a lider no mercado de smatphones
      ,
      chegou em uma epoca nao muito favoravel hj qual quer empresa cria sua marca e petentia chips de um placa de outro hardware de um fone de outro carregador de outro chipset de um . e pronto faz um celular com android coloca preço e pronto
      oque pode fazer a nokia ter onus nesse mercado satirizado por varias marcas hj, e ter qualidade diferenciada, suporte, assistencias em varios estados, celulares com brindes acompanhando tipo iguial antigamente caixhas de som algo que se destaca das outras concorrentes