Mais de 6 bilhões de aplicativos no Android são analisados diariamente pelo Google

Android Maware

Como acontece anualmente, a Google liberou um novo relatório de segurança que mostra os avanços feitos para garantir uma proteção mais significativas aos usuários do Android. Não existe apenas algorítimos de varreduras, como também dispõe de um sistema altamente qualificado nos dispositivos dos usuários, permitindo assim, analisar qualquer app que esteja instalado no seu smartphone mesmo que você tenha instalado os apps por meio “ilegal”.

Os dados que a empresa revelou são surpreendentes para os olhos humanos. De acordo com a Google, mais de 6 bilhões de aplicativos são escaneados todos os dias, sim, eu disse 6 bilhões! Ainda de acordo com a companhia, essa medida visa eliminar de uma vez por todas aplicativos maliciosos, que geralmente se passam por apps reais buscando roubar dados do usuário. Obviamente, a google não faz esse tipo de escaneamento manualmente, a empresa diz que pra dar conta de tantos Android espalhados pelo planeta Terra, a companhia faz uso de 400 milhões de dispositivos verificadores em seus servidores.

A empresa informa que no último ano houve uma redução de 40% na incidência de roubos de informações importantes dos usuários do Android. Quando se trata de spywares, houve uma redução de incríveis 60%. Já apps falsos que geralmente redirecionam para outros sites ou seguem como ferramentas para baixar softwares perigosos, a redução chega a 50%. Google também informa que apenas 0,15% dos apps identificados como maliciosos vieram da Play Store, mostrando que esta é a medida mais segura para ter novos aplicativos em seu celular.

A empresa também recomenda que usuários prestem atenção nas permissões exigidas por um aplicativo ao ser instalado. No Marshmallow é possível escolher que tipo de acesso você deseja conceder àquele app. Ainda mais quando poucas companhias se comprometem em seguir o plano mensal de liberação de patches de segurança como vemos na linha Nexus.

FONTE: Google Blog

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.