Malwares invadem a Google Play e deixam aparelhos Android vulneráveis à ataques

android

A velha lenda de Vikings está mais viva do que nunca, agora como malwares para Android. Em abril, os pesquisadores do “Checkpoint” investigaram diversos aplicativos que continham malwares e que conseguiram entrar na loja de aplicativos do Android e assim infectar alguns aparelhos dos mais desavisados, pra você ter uma ideia, alguns desses aplicativos chegaram ao topo dos mais instalados.

‘Jump Viking’, ‘Wi-Fi Plus’, ‘Parrot Copter’, ‘Memory Booster “e” Simples 2048’ são alguns dos Apps que contém componentes maliciosos e que começam suas atividades logo na execução. Independente se você fez ou não root no seu aparelho, o malware irá se conectar ao servidor de comando que o controla e assim enviar dados como número de telefone, emails, ligações…

Algumas aplicações permitem os ataques do tipo DDoS e até enviam SMS premium para executar códigos remotamente. O dispositivo praticamente se torna fantoche do hacker. De acordo com os pesquisadores, 44% das infecções são proveniente da Rússia, esses ataques acontecem porque o Android 4.4 ainda é o mais usado no país já que o Lollipop e o Marshmallow possuem um rigoroso controle de permissões de aplicativos. A dica pra você ficar livre desses intrusos é baixar um antivírus decente.

Android bug

O Checkpoint também fez sua parte e notificou ao Google sobre a tal descoberta, mas infelizmente esta não é a primeira nem segunda vez que malwares invadem a Google Play. Em 2014, uma serie de aplicativos de Bitcoin fizeram a mesma coisa deixando milhares de smartphones Android vulneráveis.

Isso é bastante preocupante já que aplicativos que estão no topo dos downloads têm mais chance de serem vistos e ainda mais baixados por outras pessoas que não tem um conhecimento aprofundado dos riscos.

O Google não se pronunciou, mas fica claro que o Google deveria ter um sistema de análise de aplicativo mais rigoroso.

Fonte: PhoneArena, Checkpoint

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.