Microsoft está trabalhando em nova composição adaptativa para o Windows 10

A Microsoft esta trabalhando em uma grande novidade que deverá influenciar de forma expressiva o futuro do Windows 10 e as suas derivações. Esta atualização estará focada em trazer mudanças ao Windows 10 Shell, modificando totalmente a forma em que a nova versão do sistema da Microsoft funciona entre diferentes os tipos de dispositivos suportados.

Atualmente a Microsoft tem diferentes shells para o Windows 10 nos computadores, smartphones, IoT, AR/VR e Xbox, mas o novo projeto promete utilizar um mesmo shell para todas as variantes do sistema. Internamente conhecido como “cshell” ou Composable Shell, o novo padrão vai essencialmente tornar possível que o sistema operacional se adapte ao dispositivo em que ele estiver rodando. Desta forma, pela primeira vez teremos o Windows 10 completo rodando em qualquer e todo tipo de aparelho, ao contrário do formato atual onde são trabalhadas diferentes variações do mesmo core.

Microsoft’s Composable Shell provavelmente será uma peça chave sobre o funcionamento do novo Surface Phone, e como já havíamos dito antes, podemos esperar que dispositivos com displays menores como smartphones passem a rodar o Windows 10 completo, adaptado ao sua especifica arquitetura e proposta.

Essencialmente deveremos ter um resultado visual similar, já que o Windows 10 mobile já traz os mesmos apps nativos (graças a plataforma universal), mesmas configurações, tendo apenas a sua UI em um formato que prioriza o menu iniciar (a tela inicial da versão móvel). Esta mudança traria maior consistência a versão móvel, assim como novidades únicas no segmento, ao passo que tornaria todo o desenvolvimento unificado.

No momento já podemos afirmar que a nova composição do Windows 10 Shell trará novidades importantes para o Continuum, tornando a experiência do usuário ainda mais completa neste modo. Os avanços na função apresentados pela Microsoft durante o Ignite 2016 mostram um pouco sobre como a novidade poderá impulsionar seu uso:

O Composable Shell é um grande projeto da Microsoft para os seus sistemas, e que é esperado para chegar ao consumidor muito em breve, nas próximas grandes atualizações. É preciso ficar atento as novidades que as novas compilações trarão para o sistema ao fim de confirmar ou não as especulações sobre o desenvolvimento do maior mistério da Microsoft, o Surface Phone.

Fonte.

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.