Microsoft libera atualização de segurança mas ignora o bug na câmera do Windows 10 Mobile

Os telefones Windows não tem sido uma das principais prioridades da Microsoft nos últimos dias, apesar da promessa de que em 2017 traria várias “coisas legais” para os usuários. Mas quando se trata de segurança, não há razão para deixar de dar a devida atenção, independentemente da plataforma.

Já completou um mês desde que informamos aqui sobre um bug que interfere na segurança do dispositivo, no qual foi descoberto uma falha que pode te dar acesso a visualização de fotos da galeria mesmo com o aparelho bloqueado. A falha foi encontrada em versões oficiais do SO, tais como a 14393.xxx e também em outras versões públicas liberadas no ciclo Release Preview. Contudo, ontem a Microsoft liberou uma atualização cumulativa para dispositivos móveis, que corrige muitos possíveis problemas, mas o principal deles não foi corrigido, ou seja, o bug da tela de bloqueio continua expondo a segurança dos smartphones com Windows 10.

Para se ter acesso ao smartphone com tela bloqueada não precisa de nenhum conhecimento avançado:

  1. Com seu dispositivo bloqueado, capture um foto.
  2. Visualize a foto usando a miniatura de visualização (inferior esquerda) e, após a abertura da foto, exclua-a.
  3. Pressione o botão Voltar.
  4. Visualize a foto novamente usando a miniatura. Você deve ver uma tela preta.
  5. Pressione o botão Voltar e Visualize a foto usando a miniatura pela terceira vez e você conseguirá visualizar todas as fotos da galeria.

A primeira vez que informamos sobre este bug de segurança foi em 14 de fevereiro, mas dado ao fato de que a Microsoft atrasou o Patch mensal de segurança do mês passado, uma correção era esperada agora em março – o que evidentemente não aconteceu. Sem as devidas correções incluídas no lançamento deste mês, só nos resta esperar até 11 de abril, quando ocorre a próxima liberação de atualizações de segurança.

Via

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.