Frustrante: Não será mais possível instalar ROM Global em dispositivos Xiaomi chineses

Não é segredo que os telefones na China custam menos, o que torna extremamente tentador importar um. No entanto, acaba de surgir empecilhos para importarmos dispositivos da marca que oferece os melhores custos benefício: A Xiaomi bloqueou a instalação de ROMs Globais em dispositivos da China.

MIUI na China substitui os serviços do Google (que são proibidos no país) e acrescenta outros ajustes. A razão pela qual somos obrigados a trocar uma ROM é pelo fato da grande quantidade de bloatwares e também por conta da limitação do idioma. As ROMs Globais foram especificamente adaptadas para mercados fora da China.

Dito isso, você não poderá mais fleshear uma ROM em um dispositivo Xiaomi destinado ao mercado chinês, nem sequer instalar uma ROM chinesa em um telefone global. Ao que parece, esta seria uma medida de segurança para evitar que algum chinês burle o bootloader e tenha acesso aos serviços do Google.

Não há muita clareza sobre até que ponto os telefones existentes serão afetados (parece ser coisa da MIUI 10). Há relatos, no entanto, de que você pode fazer o flash da ROM que quiser em telefones com um bootloader desbloqueado. Ainda assim, como se imagina, as pessoas nos fóruns Mi estão bastante zangadas com a notícia.



Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.