Nostalgia: O primeiro Android foi lançado há 8 anos no mercado

[caption id="attachment_39227" align="aligncenter" width="800"]htc-dream-g1 Revista GSM Mania que guardo há mais de 8 anos, quando não havia muitos sites sobre tecnologia móvel[/caption]

Android como um sistema operacional mudou drasticamente de tempos para cá e, para que o SO móvel do Google chegasse a este ponto, foram atualizações em cima de atualizações. Hoje (23), o primeiro smartphone lançado completa oito anos e, até agora já se somam pelo menos 7 grandes updates para a plataforma.

Desde que foi adquirida pela primeira vez pelo Google em 2005, acredito que todo fã de smartphones Android sabe um pouco sobre o T-Mobile G1 (também conhecido como HTC Dream), o primeiro telefone com Android disponibilizado aos consumidores há 8 anos atrás.

Na época, a mídia especializada estava mega ansiosa para conhecer mais de perto o primeiro smartphone feito pela gigante das buscas. Obviamente, quando ele chegou, tinha um bom hardware para o mercado de 8 anos atrás – agora, até os piores aparelhos disponíveis são “poderosos”.

Se você ficou interessado em conhecer como era o aparelho ou saber mais sobre alguns detalhes de suas especificações técnicas, acompanhe abaixo algumas imagens.

[gallery columns="2" size="medium" ids="39226,39225,39224,39223"]

Uma curiosidade do HTC Dream é que ele possuía um teclado físico QWERTY, pois naquela época, o Android ainda não era capaz de suportar teclados virtuais. Enquanto isso, o iPhone já havia desembarcado no mercado, revolucionando com sua tecla sensível ao toque e, a Nokia, contra-atacando com seu Nokia 5800 Xpress Music, primeiro smartphone da companhia com touch Screen.

HTC Dream

  • Tela: 3,2″ com resolução de 480×320 pixels
  • Processador: Qualcomm MSM7201A single-core 538 MHz
  • RAM: 192 MB
  • Câmera traseira: 3,2 MP (sem câmera frontal)
  • Memória interna: 256 MB (sem suporte para microSD)
  • Bateria: 1.150 mAh

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.