Início » MEU-ANDROID » Os quatro erros fatais que fizeram a Sony ter chegado a atual situação no mercado de smartphones

Os quatro erros fatais que fizeram a Sony ter chegado a atual situação no mercado de smartphones

Essa semana a Sony deu uma má notícia para os seus ocultos fãs que ainda restavam! Contudo, a empresa se pronunciou oficialmente para dizer que iria parar de fabricar smartphones em algumas regiões ao redor do mundo: America Central, America do Sul e Oriente Médio.

Portanto, quais seriam os fatos que fizeram a Sony chegar a tal situação de obter prejuízos quatro vezes maior em apenas um ano e obtendo cada vez mais? Bom, nós tomamos a liberdade e descrever algumas das possíveis razões, baseadas nos passos da empresa aqui no Brasil nos últimos anos e meses.

1- Sem marketing

Presenciamos a empresa investir muito pouco em marketing para seus produtos na internet, na TV ou em outros meios de comunicação. Na verdade, já faz um bom tempo que não tínhamos contato com o canal de assessoria de imprensa da empresa para fazer empréstimos de smartphones para testes. A Samsung e outras, por exemplo, até presenteia artistas e influenciadores nos lançamentos, sem falar nos comerciais de TV e outdoors.

2- Design simplório e mais do mesmo

A Sony se atrasou um tanto para apresentar smartphones de bordas reduzidas. Demorou mesmo. No entanto, mesmo chegando meio tarde para a festa, a empresa manteve aquela construção quadrada que nem sempre agrada a maioria. Eu até curtia aquele estilo, mas acontece que a grande maioria tinha o formato quadrado na construção.

3- Sem custo x benefício

A Samsung e Motorola, por exemplo, tem aparelhos para vários tipos de público, e naturalmente se você vende muito bem os aparelhos intermediários e agrada o público com eles, a tendência é que o consumidor migre para um modelo mais caro da mesma marca. Agora, se você não tem uma gama boa de clientes e ainda persiste em vender smartphones caprichados que eleva seu valor, você provavelmente vai se dar mal e perder muita venda.

4- Reinventar sua marca “Xperia” (Playstation Mobile?)

Acreditamos que a linha Xperia poderia ser reinventada e até aproveitar a marca de sucesso da empresa para passar uma impressão melhor. A marca Xperia parecia um pouco defasada no mercado, e se houvesse algo como “Playstation Mobile” (aceitamos sugestões melhores), além de passar uma impressão boa, pegaria carona no sucesso do seu console. Claro, só isso não seria o suficiente, uma vez que seria necessário reinventar o design e modernizar toda linha, pelo menos os mais robustos em termos de harware.

Conclusão

Um das características nos smartphones Sony que chamavam minha atenção era a ergonomia dos aparelhos sempre no formato quadradão (eu gostava daquilo), displays e alto falantes sempre foram de extrema qualidade. A interface Xperia UI também era única e o seu reprodutor de música já foi considerado um dos melhores para Android, tanto é que muitas pessoas usavam um APK do app só para poderem usar em smartphones de outras marcas.

Será que nossos leitores teria algo a mais para acrescentar a lista dos erros da empresa?

Obrigado Murilo Alves

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.