Início » MEU-GALAXY » Samsung é acusada de fazer propaganda enganosa com celulares resistentes à água

Samsung é acusada de fazer propaganda enganosa com celulares resistentes à água

A empresa sul-coreana sofreu recentemente um processo aberto pela Comissão Australiana de Concorrência e Consumidores (ACCC, na sigla em inglês) onde a alegação está relacionado a propaganda enganosa: a companhia teria promovido smartphones resistentes à água da linha Galaxy de modo a induzir os consumidores ao erro.

Desde 2016 a Samsung vinha fazendo diversos anúncios (foram mais de 300) relacionados a resistência contra água em aparelhos da linha Galaxy S e Galaxy A. Foram estes anúncios que a própria ACCC usou para entrar com o processo contra a fabricante de smartphones.

Indução ao erro

Enquanto alguns anúncios mostravam os aparelhos sendo efetivamente mergulhados, outros nem tanto, mas no entendimento da ACCC eles induziam os consumidores ao erro, já que os anúncios mostrava os aparelhos em ambientes perto de piscinas e mar, uma vez que não seria recomendado que os aparelhos fossem submergidos nestes locais.

Ainda assim, os aparelhos de fato possuem certificação IP68, que dá a possibilidade do aparelho resistir a imersões em água de até 1,5 m de profundidade por cerca de 30 minutos.

Alegação da acusadora

A ACCC alega que os anúncios davam a entender que essa resistência vale para todo tipo de água, o que não é o caso. Ainda assim, a entidade destaca que a própria Samsung alerta em nota de rodapé nas páginas do Galaxy S10, por exemplo, que não é recomendado o uso do aparelho em praia ou piscina. Contudo, se não é recomendado, porque fazer propagandas nestes locais?

A acusadora ainda alega que a Samsung não realizou testes suficientes para comprovar a resistência à água de seus celulares nas circunstâncias mostradas em seus anúncios, razão suficiente para não se recusar a fornecer reparos a dispositivos de consumidores danificados por líquidos do gênero.

Arrependimento da Samsung

Apesar da Samsung dizer que segue as leis australianas, a companhia parece ter removido todos os anúncios sobre resistência à água de seus canais.

Via

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.