Início » Meu-Android » Vídeo de 8 anos atrás: Nokia foi a primeira à pensar na realidade aumentada, pulseiras inteligentes e fones sem fio

Vídeo de 8 anos atrás: Nokia foi a primeira à pensar na realidade aumentada, pulseiras inteligentes e fones sem fio

Olhando para alguns anos atrás, é claro notar que não podíamos imaginar o quanto cresceriam os avanços sobre as capacidades oferecidas por dispositivos tecnológicos projetados para o consumidor. Isso fica claro ao olharmos a tecnologia de realidade virtual (VR), que hoje está presente em máquinas como o Okulus Rift, HTC Vive e Playstation VR, assim como proporcionadas por pequenos aparelhos móveis. Quando falamos de realidade aumentada (AR) as coisas ficam ainda mais insanas: hologramas e interações tecnológicas com o ambiente, antes vistas apenas em filmes, já são uma realidade através de soluções como o Microsoft HoloLens.

Porém, engana-se você pensar que esta ambição entre as gigantes do setor surgiu recentemente. Há longos 8 anos atrás, uma das mais queridas marcas de telefonia no mundo lançava um vídeo, que mostrava de forma sonhadora um dispositivo de realidade aumentada. Mesmo que o aparelho imaginário fosse bem menor do que o que temos hoje em dia, é incrível notar que as possibilidades levantadas no curta já se mostram uma realidade nos dias atuais.

Não se sabe ao certo se houve  um esforço verdadeiro da Nokia para a criação de um dispositivo que embarcasse tal tecnologia, mas o lançamento de aparelhos como a câmera inteligente OZO pode ter alguma relação com o projeto. Ainda assim, com a compra da Nokia pela Microsoft, existe uma grande possibilidade de que muita das possíveis ideias tenham sido absorvidas pela gigante de Redmond, podendo até mesmo ter ajudado a produzir o HoloLens.

Se existiu de fato e se sobrou algum recurso relacionado sobre o poder da Finlandesa, só os seus futuros lançamentos dirão. Não obstante, o vídeo ainda demonstra que o dispositivo tomaria apoio diretamente em fones de ouvido sem fio, que curiosamente, são praticamente idênticos ao conceito dos atuais Earpods da Apple.

Será que de fato, a Nokia estava a frente do seu tempo?

Obrigado Pablo Teixeira pela dica!

Sobre Deco Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.