Início » Meu-Android » Vídeo de 8 anos atrás: Nokia foi a primeira à pensar na realidade aumentada, pulseiras inteligentes e fones sem fio

Vídeo de 8 anos atrás: Nokia foi a primeira à pensar na realidade aumentada, pulseiras inteligentes e fones sem fio

Olhando para alguns anos atrás, é claro notar que não podíamos imaginar o quanto cresceriam os avanços sobre as capacidades oferecidas por dispositivos tecnológicos projetados para o consumidor. Isso fica claro ao olharmos a tecnologia de realidade virtual (VR), que hoje está presente em máquinas como o Okulus Rift, HTC Vive e Playstation VR, assim como proporcionadas por pequenos aparelhos móveis. Quando falamos de realidade aumentada (AR) as coisas ficam ainda mais insanas: hologramas e interações tecnológicas com o ambiente, antes vistas apenas em filmes, já são uma realidade através de soluções como o Microsoft HoloLens.

Porém, engana-se você pensar que esta ambição entre as gigantes do setor surgiu recentemente. Há longos 8 anos atrás, uma das mais queridas marcas de telefonia no mundo lançava um vídeo, que mostrava de forma sonhadora um dispositivo de realidade aumentada. Mesmo que o aparelho imaginário fosse bem menor do que o que temos hoje em dia, é incrível notar que as possibilidades levantadas no curta já se mostram uma realidade nos dias atuais.

Não se sabe ao certo se houve  um esforço verdadeiro da Nokia para a criação de um dispositivo que embarcasse tal tecnologia, mas o lançamento de aparelhos como a câmera inteligente OZO pode ter alguma relação com o projeto. Ainda assim, com a compra da Nokia pela Microsoft, existe uma grande possibilidade de que muita das possíveis ideias tenham sido absorvidas pela gigante de Redmond, podendo até mesmo ter ajudado a produzir o HoloLens.

Se existiu de fato e se sobrou algum recurso relacionado sobre o poder da Finlandesa, só os seus futuros lançamentos dirão. Não obstante, o vídeo ainda demonstra que o dispositivo tomaria apoio diretamente em fones de ouvido sem fio, que curiosamente, são praticamente idênticos ao conceito dos atuais Earpods da Apple.

Será que de fato, a Nokia estava a frente do seu tempo?

Obrigado Pablo Teixeira pela dica!

Sobre Deco Portella

Caseiro, estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.

    • Paulo Ferreira

      Até a duas semanas atrás achei que ia voltar a ser.
      Mas talvez até volte a ser, na Índia, Bangladesh e por esses lados,aqui na Europa morreu mesmo.

  • Orochimaru

    Nokia só queria viver na zona de conforto, por isso quebrou a cara quando apostou na Microsoft.

  • Richard Tomazini

    Sei q n tem nd a ver mas, o lumia 550 n suporta duplo toque para despertar?

  • Alguém aqui lembra da viseira do capacete do Michael Schumacher??? Ela tinha varias informações do carro e da corrida… Viseira inteligente com tecnologias” NOKIA “

  • A que ponto chegamos

    Vídeo publicitário eh igual filme de ficção, pode tudo, nem o céu é o limite. Na prática a realidade eh outra.

  • Cristiano Marques

    hahahahaha,,,Nokia? ficava puto com eles pq via a Samsung lançar aparelhos dual Core 2 ghz em 2009, e eles usando processador Arm Single de 0,6..kkk,,nao é a toa que faliu no setor de celulares

    • Wereszko ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

      tinha esse defeito tb

    • dual 2ghz em 2009??

      • Cristiano Marques

        Vitor..pra dizer a verdade nao lembro o ano..eu chutei e nem pesquisei…foi na época do N78, 5800..deve ter sido em 2006…mas oque importa é que eu ficava puto, vendo a grande Nokia…usando processadores single que rodavam na casa dos MHZ ainda e A Samsumg, Lg, etc..ja com dual core…

        • Dom Pedro II. Imperador

          Se a Nokia tivesse usado Android no lendário Nokia N8 e nos seus futuros smartphones, séria a marca mobile #1 Até hoje

    • Pablo Teixeira

      Na real, Primeiro que o symbian nao suportava, segundo nao tinha necessidade para o Symbian

      • Cristiano Marques

        Kkk…nao tinha necessidade p symbian? Entao vc nao teve um.. Eu tive o N78, ele vivia travando..sistema bugado pela falta d processador competente..era um arm de míseros 600 mhz…depois vendi ele e pegue o 5800 express music, que tenho ate hj de reliquia…mesma coisa…um pangaré velho e doente com o mesmo processador….tela touch horrivel..demorou p ser vendida e falir mesmo

        • Paulo Ferreira

          E com este recomeço vai falir outra vez, esperei pelo Nokia 6 até à pouco,mas como estava a achar tudo muito oriental, comprei oriental mesmo, fui pro zenfone.

  • Pablo Teixeira

    like, e nos mano