10 curiosidades sobre a Nokia; a fabricante finlandesa mais querida do mundo

Com a eminente volta da gigante Nokia, uma legião de seus antigos fãs anseiam para “retornar a casa”. O poder da finlandesa é tão grande que os maiores entusiastas da plataforma do Windows consideram dar as caras em sistemas rivais que estarão no interior dos novos aparelhos da empresa, quebrando um dos maiores (e inesperados) paradigmas do favoritismo por sistemas operacionais nos últimos anos.

Com todo esse impacto, nada mais justo do que apresentar 10 curiosidades para que possamos conhecer melhor esta gigante da tecnologia móvel:

1. A origem

O nome Nokia teve origem no rio Nokianvirta, que atravessa a cidade de Nokia, na zona de Pirkanmaa, uma região da Finlândia localizada na província da Finlândia Ocidental.

2. Os produtos

os dispositivos móveis não foram os primeiros produtos que a Nokia produziu. Antes de se dedicar ao sector das telecomunicações, a Nokia produzia pneus, botas de borracha e televisões, entre outros produtos.

3. Nokia Tune

reconhecido mundialmente entre os utilizadores de dispositivos móveis, o famoso tema Nokia Tune foi composto por Francisco Tarrega, um influente compositor e guitarrista espanhol do período Romântico.

4. SMS

o famoso toque de recepção de mensagens escritas, comum aos dispositivos Nokia é, na realidade, código Morse para a sigla “SMS”.

5. Chamadas GSM

A primeira chamada telefônica efetuada através da tecnologia GSM foi feita em 1991, em Helsínquia, na Finlândia, através de uma rede disponibilizada pela Nokia ao primeiro-ministro finlandês Harri Holkeri, utilizando um telefone Nokia.

6. O primeiro passo na eletrônica

o primeiro dispositivo eletrônico produzido pela Nokia, em 1962, foi um pulse analyser.

7. O primeiro telefone

o “Mobira Talkman” foi o primeiro dispositivo móvel desenvolvido pela Nokia, em 1984. O aparelho custava cerca de 4.560 euros, ao câmbio atual.

8. Tecnologia táctil

o primeiro telemóvel Nokia a possuir uma tela touch foi o Nokia 7710, lançado em 2004. Com um visor LCD de grandes dimensões, o dispositivo era ainda capaz de reproduzir música e possuía uma câmera fotográfica com zoom digital.

9. Campeão de vendas

Em Maio de 2007, o Nokia 1100 foi o telefone mais vendido de todos os tempos e o número 1 no top de vendas entre todos os produtos eletrônicos comercializados a nível mundial.

10. Nokia Nseries

Em 2005, os Nokia N70, N90 e N91 foram lançados simultaneamente, marcando assim a chegada ao mercado dos dispositivos Nseries e dos celulares avançados, ou seja, os smartphones.

Extras

  • Primeiro smartphone gamer

A Nokia lançou no final de 2003 o Nokia N-Gage, que foi o primeiro celular gamer do mundo, porém não fez muito sucesso. Ainda assim, o N-gage serviu de inspiração para a própria Nokia desenvolver a primeira central de jogos em um smartphone. Exemplo disso foi o Nokia N95, que já trazia embarcado esse recurso e já rodava jogos com gráficos bem avançados.

Primeiro celular com 3G

A Nokia também lançou o primeiro celular com conectividade 3G, este era o Nokia 6650. Sua aparência se compara muito ao Nokia 6100 , mas com uma tela maior e antena externo. O 6650 usa a plataforma Nokia Series 40 e está equipado com uma câmera VGA e suporta aplicativos Java ME . O dispositivo possui 4096 cores e possui Bluetooth , Infravermelho e tem até mesmo um navegador WAP.

Muito interessante, não é mesmo? a Nokia fez história no mundo móvel, com aparelhos conhecidos pela inovação, durabilidade e consistência. Esperamos que a empresa volte com tudo e nos apresente todas estas qualidades esperadas para os novos dispositivos. E você, está animado para adquirir seu novo Nokia?

Os créditos para as curiosidades inseridas neste post são por completo do blog “guiadastecnologias”.

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.