10 Recursos descobertos para você dominar na nova MIUI 11 da Xiaomi

Justificando toda a demora para o lançamento de cada versão da MIUI, a Xiaomi sempre traz um pacote completo de novidades para ninguém por defeito. Dando uma cara nova e muitos recursos úteis a cada versão, a versão do Android rodando por baixo do capô não importa muito para os usuários da Mi, mas sim o aglomerado de novidades entregue pela nova versão da interface.

Depois de conhecer muitos recursos úteis no artigo anterior sobre dicas para dominar a MIUI 11, você confere agora mais um punhado de dicas que te farão conhecer um pouco mais a interface de usuário da Xiaomi:

Compartilhamento Mi

Pouco divulgado, recursos que utilizam a tecnologia Wifi Direct não são tão populares em nosso mercado. Com o aumento expressivo de usuários Xiaomi por aqui, a ferramenta própria da empresa pode mudar esse paradigma, uma vez que traz de modo bastante simplificado a possibilidade de trocar arquivos entre dispositivos Mi e alguns outros compatíveis de empresas como Oppo, Vivo e Realme.

  • Para acessar o recurso é preciso configura-lo através do menu de configurações > Conexão e Compartilhamento > Compartilhamento Mi.

Após configurado, basta selecionar o botão “enviar” do seu gerenciador ou galeria com a mídia desejada selecionada e aguardar para que o dispositivo encontre outro modelo compatível na rede. Ao localiza-lo, basta selecionar e confirmar o envio.

Hotspot Inteligente

Você costuma compartilhar o seus dados móveis através de pontos de acesso, mas sempre esquece o recurso ligado? a MIUI 11 resolverá seus problemas, visto que agora é possível configurar o desligamento automático do hotspot de modo inteligente. Basta ativar o recurso e o sistema reconhecerá de modo independente quando nenhum usuário estiver acessando o ponto de acesso, desligando-o instantaneamente.

  • Entre em Configurações > Conexão e Compartilhamento > Hotspot Portátil > Desativar hotspot automaticamente.

Configurações de Transmissão

Transmitir vídeos e imagens para o computador pode ser bastante útil, mas nem sempre o recurso é privativo o suficiente. Sabe quando aquela notificação pessoal aparece enquanto você mostra fotos para seus amigos na sua TV? agora isso não é mais um problema. Com um novo menu de configurações de transmissão, é possível não só minimizar e bloquear o seu dispositivo durante o casting, como também ocultar as notificações que apareceriam na tela transmitida.

  • Para estabelecer o casting, entre em configurações > Conexão e Compartilhamento > Transmitir.
  • Ao iniciar a Transmissão, clique no indicativo azul na barra de notificações para acessar as opções.

Gerenciar emblemas de notificações

Enquanto o Android em seu estado puro nem ao menos traz indicadores de notificações sobre os ícones dos apps, na MIUI é possível selecionar quais aplicações deverão contar estas informações. Assim, você poderá ter emblemas em apps mensageiros, sem obrigatoriamente manter em apps com notificações menos relevantes, como os comentários do Youtube, por exemplo.

  • Para gerenciar quais aplicações mostrarão os emblemas, no seu menu de Configurações > Notificações > Emblemas de Notificações > Ative a chave para as aplicações desejadas.

Atalho rápido para transmissões

Com um cuidado que vai até aos mínimos detalhes da interface, a MIUI 11 traz um menu de compartilhamento mais inteligente, com recursos práticos a distância de um clique. Agora é possível iniciar uma transmissão de imagem ou vídeo com apenas 3 cliques.

  • Basta selecionar a mídia desejada > clicar em “enviar” ou “compartilhar” (dependendo do app de acesso a ela) > clicar sobre o ícone que assemelha-se a um monitor > selecionar o dispositivo que transmitirá o conteúdo.

Iniciar Apps automaticamente

Existem certos apps que abrimos quase que diretamente ao ligar o smartphone. E se ele fosse capaz de abri-los automaticamente? isso é possível por aqui. Você pode marcar aplicações para serem inicias de modo automático ao ligar o seu smartphone a até mesmo configurar para que um app inicie a partir da abertura de outro app.

  • Entre em Configurações > Apps > Permissões > Início Automático > Selecione o app para ter acesso as opções.

Apps padrão aprimorados

Poder configurar os aplicativos padrão do seu aparelho não é nenhuma novidade, mas a MIUI 11 leva isso a um novo patamar. Aqui, você pode configurar Launcher, Discador, Mensageiro, Navegador, Câmera, Galeria, Música, Email, Reprodutor de Vídeo e Assistente de Voz.

  • Entre em Configurações > Apps > Gerenciar Apps > Clique nos “três pontos” na parte superior direita e selecione “Apps Padrão”

Gravador de chamadas embutido (MIUI 10)

Você sabia que a MIUI 11 traz um gravador de chamadas embutido? mesmo que não venha ativado por padrão, é possível configurar o seu app de telefone para capturar o áudio das chamadas realizadas por todos os contatos feitos no seu dispositivo ou apenas referentes a contatos específicos.

  • Abra o app “Telefone” > Clique nas configurações na parte superior esquerda > Gravação de Chamadas > Ative a opção “Gravar chamadas automaticamente” e selecione quais números deverão ser gravados abaixo.

Gerenciamento inteligente de bateria

Com aparelhos munidos de muitos amperes, o gerenciamento de bateria nem sempre é bem vindo, visto que pode limitar a experiência de uso em alguns casos, prejudicando a sincronização ou diminuindo o desempenho de apps que funcionam em tempo real. Felizmente, é possível configurar aqui o nível de restrição imposto pelo gerenciador.

  • Entre em Configurações > Bateria e Desempenho > Economia de Bateria de Apps > Selecione os apps desejados para configurar o gerenciamento de bateria

Calculadora Flutuante

Mesmo que pareça irrelevante para alguns, a nova calculadora flutuante pode auxiliar em diversos momentos do dia-a-dia, visto que permite abrir a ferramenta em conjunto com qualquer outra aplicação de modo simples.

Basta acessar a calculadora e clicar sobre o ícone ao topo superior esquerdo para transforma-lo em uma janela flutuante.

Completa e essencial

Há quem diga que a MIUI é a mais completa das interfaces modificadas produzidas por fabricantes. Verdade ou não, não dá pra negar que os dispositivos da Xiaomi são entregues com bastantes recursos. Em mais um salto, a 11ª versão da interface continua alguns passos a frente do Android entregue pela Google, fazendo com que seus fieis usuários não a troquem por nada.

E você, conhece mais alguma dica da MIUI?

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.