#3 Android para o usuário Windows: serviços da Microsoft para o robozinho

3 - Android Loves Microsoft

Se por algum motivo você teve que abandonar o Windows Phone, isso não significa ter de deixar a Microsoft para trás. Após um longo período de adaptação aos ótimos serviços da gigante de Redmond, ficar sem eles pode parecer uma grande perda. Se você é daquele tipo que não gosta de mudanças drásticas na essência do seu uso, esse texto é para você.

Um leque completo de opções.

Se uma das suas maiores criticas enquanto usuário do Windows Phone era de que “a Microsoft dá mais suporte as plataformas rivais que a sua própria”, agora é a hora de tirar proveito disso. Sem nenhuma dificuldade você encontrará na Google Play Store todo o leque de serviços da Microsoft, bem suportados e com um novo nível de qualidade.

3 - Microsoft Google Play

Você poderá encontrar por lá o Outlook, Onedrive, Skype, Translator, Groove, Bing, Health, Xbox e Smart Glass, Pacote Office (Word, Excel, Powerpoint, OneNote, Lens), pacote MSN (Nóticias, Clima, Finanças, Esportes) e até mesmo games como Kincetmals e Snap Attack, tudo a distancia de um toque.

Mas por onde começar?

A melhor forma de passar por toda aquela fase entendiante de configurações iniciais sem dúvidas é com o app Microsoft Account. Após instalar ele e fazer o login em seu novo dispositivo, você estará livre de ter de repetir a autenticação em dois passos dos serviços da Microsoft a cada um que você baixar.

3 - Microsoft Account

O app gera automaticamente um novo código de autenticação a cada 30 segundos, fazendo com que a cada vez que você precisar logar em  um serviço da MS surja um pop-up oferecendo agilizar o processo de autenticação sem perder a segurança do procedimento. Não é indispensável, mas sem dúvidas útil.

3 - Microsoft Apps

Logo em seguida, você pode buscar o Microsoft Apps. Trata-se de um catalogo digital de soluções da Microsoft para o sistema da Google. Ao abrir o app você irá se deparar com todos os serviços presentes na Play Store e basta um toque para ir até a página de download. Você também pode buscar por “Microsoft Corporation” na loja, mas uma vez que alguns serviços não estão vinculados a conta padrão de desenvolvedor da companhia (como o Skype e apps da Microsoft Garage) esse app quebra um galho e tanto agrupando-os.

3 - Outlook

Se você utiliza o cliente de email da Microsoft, não perca tempo e experimente a ótima versão presente no sistema da Google. O Outlook para Android dá um show a parte, com as API’s do Accompli encorporadas ele traz uma bela interface altamente trabalhada e funções que não estão presentes até mesmo na versão para desktop do Windows 10. Sem dúvida ele é indispensável para um ex-usuário do WP, uma vez que o mesmo app traz a mão o calendário Outlook e sincroniza de forma automática toda a sua lista de contatos vinculada a conta Microsoft.

Aqui vai uma lista rápida de mais algumas opções no sistema:

3- Android Office

Com o Office Mobile ou com os novos Word, Excel, Powerpoint você tem toda a suíte Office disponível e contando com o mesmo nível de qualidade do Windows. Caso opte pelo primeiro app, terá uma opção simplificada e mais leve com o compilado do suporte básico aos três serviços, assim como era o app para WP 8. Com os novos apps individuais, assim como Windows 10 Mobile temos novas ferramentas completas e que não fazem feio em frente a versão profissional da suíte. Caso lhe seja útil, não deixe de dar um olhada também no Office Lens!

OneNote é o melhor agrupador de notas para aqueles que fazem uso de um pc com Windows e uma conta no Onedrive. No Android ele tem uma interface adaptada para a proposta visual do sistema, porém com as mesmas funções e até mesmo uma versão para o Android Wear!

Office Remote for Android é uma ótima opção para quer terminar aquele trabalho iniciado pelo smartphone. Com o app você pode controlar remotamente pelo o seu Smartphone o uso da suíte rodando no seu PC.

3 - onedrive

Embora o Onedrive e Skype dispensem apresentações é bom citar que eles estão entre as melhores opções mesmo na vasta loja do sistema da Big G. Com uma interface diferente do que você provavelmente está acostumado, a estabilidade dessas versões e as novas funções vão te encantar. Os apps contam com suporte a algumas funções interessantes como o Onedrive for Business incorporado, o upload automático de fotos, Skype for Business e chamadas de grupo com suporte para até 25 participantes e muito mais.

Microsoft Translatorapesar do mesmo nome, é um app totalmente diferente da versão para Windows. Com funções de peso como a tradução em tempo real por imagens e voz, o app é uma boa pedida para quem que não quer recorrer a ferramenta da Google. Ele também possui uma versão para os relógios inteligentes com Android.

Microsoft Hyperlapselançado simultaneamente em todas as plataformas, a divertida ferramenta de vídeos em Hyperlapse da Microsoft funciona de forma idêntica por aqui.

Groove Musicapesar de não funcionar com o Player padrão para músicas armazenadas em versão “não-Windows”, o serviço de Stream da Microsoft está presente nos demais sistemas móveis. Se você é um assinante ou costuma ouvir suas músicas armazenadas no Onedrive, esse app é indispensável.

3 - wunderlist swiftkey

Wunderlist e Swiftkeybuscando expandir sua ferramentas de produtividade, essas duas grandes aquisições da empresa podem intensificar a sua experiência com o sistema e ainda assim continuar mantendo “tudo em casa”.

Microsoft Health se você for um feliz dono de uma Microsoft Band, não precisa se preocupar. O app completíssimo e funcional te aguarda por aqui.

My Xbox Live lembra do app do Xbox para Windows Phone 8? pois bem, ele ainda existe no Android. Nele, você pode costumizar o seu avatar da Live com a interface que você já conhece. Uma boa pedida para donos do Xbox.

Eu quero mais!

Se ter todo o portfólio de apps disponível para você não é o bastante, você ainda pode optar por uma experiência completa com a Microsoft no Android. Graças a Microsoft Garage você tem opções para deixar a interface de usuário e tela de bloqueio com uma visão Microsoft para o Android.

Com a Next Lock Screen você tem acesso direto a ferramentas úteis como um atalho para funções (câmera, lanterna, rotação, bluetooth, etc) e  apps, informações sobre o clima, eventos no calendário e notificações. Para você que não ficava sem, o app também permite a seleção do wallpaper do dia pro Bing, atualizando de diariamente de forma automática sua tela de bloqueio com lindas imagens.

3 - next lockscreen

Se o Android fosse feito pela Microsoft, provavelmente ele teria a cara do Arrow Launcher. Essa é a solução da MS para trazer ao sistema o sistema da Google um pouco da experiência de usuário característica da companhia, alterando todo o visual e funcionalidade da home screen, gaveta de apps e cia. O Arrow launcher te poupa o trabalho de organizar a sua tela inicial, uma vez que ele organiza os apps presentes nela conforme a sua utilização afim de otimizar a sua produtividade.

3 - arrow launcher

Pensando em ampliar isso ao máximo, você tem a opção de habilitar telas na sua homescreen para acrescentar agilidade ao seu uso. Com a tela “Recentes” você tem algo próximo ao Proactive Assistent da Apple, trazendo contatos, documentos e mídias mais usadas para uma visualização de fácil acesso. Já a tela “Lembretes” faz uso da suas informações no Wunderlist para trazer a mão opções de gerenciamento das suas tarefas. Na tela “Pessoas” você pode selecionar contatos de sua escolha para estar em evidência, contanto com um acesso facilitado. Fechando com chave de ouro, com um movimento swype de baixo para cima são exibidas alguns toggles extras para melhorar a forma com que você interage com o seu dispositivo.

Cortana Android

Mesmo não estando disponível em nosso país por enquanto, a Cortana também está presente no Android. Ainda que não tenha uma interação tão profunda quanto nos sistemas da Microsoft, você tem um vasto leque de funções que se comunicam com todos o seus dispositivos Microsoft, inclusive, a responsável pela integração das notificações do robozinho com o PC disponível no Anniversary Update. Ela será a chave da comunicação entre o seu Android e os demais produtos Microsoft que você tem.

3 - Microsft Android Apps

O que você acha de deixar o seu Android com a cara do Microsoft?

No próximo episódio nos falaremos sobre as opções nativas do Google que não são de se jogar fora. Não deixem de opinar sobre a série e sugerir assuntos dos quais vocês desejam conhecer mais sobre esse universo. Confira também os capítulos anteriores:

#2 Qual Smartphone escolher?

#1 Android para o Usuário Windows

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.