3 motivos que levaram a Apple a matar o conector de fones de ouvido no iPhone 7

iphone-7

Rumores já indicavam que a Apple eliminaria a entrada para fones de ouvido no iPhone 7, mas a pergunta que não quer calar é: Por quais razões a companhia de cupertino decidiu fazer isso? O site MacWordBrasil tratou de buscar respostas para esta pergunta e nós nos sentimos na obrigação de repassa-la.

Motivo 1: Lightning

O conector Lightning pode transferir dados e energia em todas as direções e estava no topo da decisão da Apple. Phil Schiller disse que a conexão padrão dos iPhones e iPads é versátil, já que pode ser usada em diversas ocasiões. Poderíamos dizer que o conector P2 é um dos mais usados e mais amados no mundo, mas o próprio adaptador incluso na caixa já responde por si só.

Schiller disse ainda que os fones de ouvidos EarPods da Apple são os mais populares do mundo, e que as pessoas pouco se importaria já que o novo modelo de iPhone vem com um adaptador e um novo fone com plug diferente.

Motivo 2: Sem espaço

O iPhone por si só é um smartphone pequeno e muito fino, por isso todo milimetro de espaço é importante e um conector do tipo P2 pode atrapalhar diversas ideias de design e de recursos novos. Sempre que a Apple adiciona alguma coisa ao iPhone, ela tira outra. Mas porque o conector para fones de ouvido?

John Paczkowski disse que “É difícil imaginar a equipe de design de hardware da Apple paralisada por uma entrada de legado. Mas quando você está lidando com um aparelho de computação com tolerâncias dimensionais extremamente apertadas, existirão desafios”.

Neste caso, o iPhone 7 foi praticamente feito do zero por causa de seu modulo duplo de câmera e isso aumentou o tamanho de alguns componentes, deixando outros sem espaço. Algo deveria ser retirado e como o conector já estava sendo considerado como um recurso opcional ele foi o alvo da vez.

Motivo 3: Wireless é o futuro

Essa é um dos maiores motivos da Apple ter removido o conector, a visão da empresa é que tudo um dia se torne alternativo e pronto pra ser eliminado, e os fones de ouvidos sem fio são uma boa saída pra implantar essa ideia.

Os novos AirPods são incríveis, não são as coisas mais baratas do mundo, mas digamos que compensa o investimento – caso você não more no Brasil. Os sensores embutidos sabem quando estão nas suas orelhas e mudam o comportamento deles de acordo com isso.

É obvio que os novos AirPods podem funcionar em iPhones da geração passada, mas se eles não existissem a Apple não teria como explicar a ausência do conector tradicional para fones. A afirmação de Phil Schiller de que os usuários precisavam ter “coragem” para abandonar os conectores de fone gerou muita controvérsia. Mas o que ele quis dizer foi que a Apple teve coragem de abandonar algo já tradicional entre os usuários com a tentativa de “inovar’.

Certamente em 2017 veremos Samsung, LG, Microsoft (?) entre outras marcas… adotando esse padrão se ousando a tirar uma zona de conforto dos atuais usuários. Na minha opinião, remover o conector P2 3,5mm foi um passo para o futuro!

Fonte: MacWorldBrasil

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.