50 anos do homem na Lua: Tecnologia da Motorola fez a primeira transmissão da Lua para a Terra em 1969

Em 20 de julho comemoramos 50 anos da primeira viagem do homem à Lua. Entretanto, até hoje há questionamentos se isso de fato aconteceu ou não e há uma grande questão sem respostas: porque durante todo esse tempo o homem nunca voltou lá?

Contudo, acontece que a Motorola esteve por trás de tecnologias que ajudou a transmitir contato com os astronautas entre a Terra e a Lua. Depois de lançados ao espaço no dia 19 de julho de 1969, os integrantes da Apollo 11 faziam o primeiro pouso na Lua no dia seguinte.

Tecnologia da Motorola

A tecnologia desenvolvida pela Motorola permitiu que a Terra pudesse ver e ouvir os astronautas em solo lunar. Foi aí que o mundo parou para ouvir as primeiras palavras transmitidas diretamente da Lua.

Foi Neil Armstrong que falou a célebre frase: “Um pequeno passo para o homem, um grande passo para a humanidade.” Um transceptor da Motorola enviou sinais de rádio a três estações receptoras da Terra, onde equipamentos de banda FM da Motorola os converteram em transmissão de rádio e televisão.

Comunicado Motorola

“A inovação sempre fez parte do DNA da Motorola. A empresa criou a indústria de comunicações móveis como a conhecemos: o Motorola DynaTAC 8000X foi utilizado para fazer a primeira chamada de telefone celular do mundo, e revolucionou a comunicação móvel em 1973. Neste ano, consumidores puderam acessar a primeira rede 5G comercial utilizando o Moto Z4 e o Moto SnapTM 5G, o que transformará a tecnologia móvel. A Motorola segue fazendo história e esperamos ter muitas novas datas como essa para comemorar”, explica Renata Altenfelder, diretora de marketing da América Latina.

O desenvolvimento

Foram anos de desenvolvimento da Motorola com a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (Nasa), começando com o satélite Explorer I, em 1958, quando a Motorola forneceu tecnologia para ajudar a possibilitar a comunicação e a transmissão de dados para melhorar a segurança. A Nasa usou equipamentos da Motorola em muitos voos espaciais tripulados durante décadas.

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.