8 recursos que todo usuário de WhatsApp “sonha” em ter no aplicativo

Que o Whatsapp é o aplicativo de mensagem mais usado no mundo nós sabemos. Mas o que talvez muitos não saibam é que o aplicativo ainda apresenta muitas falhas de funcionalidades quando comparados a concorrentes como o Telegram e outros. Contudo, o portal Android Authority fez uma lista com 8 recursos que o Whatsapp deveria implementar urgentemente aos seus usuários.

1 – Suporte a vários números (Telegram)

Uma das grandes desvantagens de se usar o Whatsapp é não funcionar com vários números. Apesar de existir aplicativos em aparelhos como Samsung, Huawei, Xiaomi e outras marcas, que permitem ao usuário executar duas contas no mesmo aparelho, esta não é uma das soluções mais viáveis.

No entanto, o Telegram tem suporte nativo para vários números, permitindo que você tenha até três contas em um aplicativo. Definitivamente, gostaríamos de ver esse recurso implementado oficialmente no WhatsApp também.

2 – Notas para si mesmo (Signal)

O Signal é um dos poucos mensageiros móveis que oferece espaço para se criar notas, salvar Url’s, entre outras coisas que é chamado de Notas para mim mesmo. O recurso aparece como um contato em sua lista de conversa.

Você poderia replicar tecnicamente o recurso criando um grupo com outra pessoa e, em seguida, expulsando o contato, deixando-o como o único membro. Seria muito melhor ver uma opção nativa no WhatsApp.

3 – Enquetes/Pesquisas (Telegram/Threema)

Outro recurso que os usuários de Whatsapp adorariam seria o de criar enquetes ou pesquisas dentro dos grupos, coisa que já existe no Telegram e no Threema.

Um recurso de enquetes seria bem-vindo no WhatsApp e permitir que você decida rapidamente sobre um local para almoçar com amigos (apesar da pandemia), por exemplo. Esperançosamente, a empresa implementará esse recurso específico mais cedo ou mais tarde, pois parece um ajuste natural para a plataforma.

4 – Desfoque de rostos antes de mandar imagens

O aplicativo Signal tem inúmeros recursos fascinantes como o de desfocar rostos antes de mandar imagens (Blur). Esse recurso é acionado com um simples toque no ícone de desfoque quadriculado próximo ao ícone de caneta e, em seguida, alternando a opção ‘desfocar rostos’ e / ou desenhar para desfocar.

Gostaríamos de ver algo semelhante chegando ao WhatsApp, permitindo que você compartilhe imagens sem comprometer a privacidade de outras pessoas que estejam na cena. Isso pode ser particularmente útil para protestos, onde as autoridades usam sistemas de reconhecimento facial para identificar pessoas.

5 – Reações nas mensagens (Signal/Telegram)

As reações nas mensagens já estão disponíveis em alguns dos aplicativos de alto nível como o Discord e o Slack. O Signal e o Telegram também oferecem o mesmo recurso em suas versões móveis.

Este recurso permite que você reaja rapidamente a uma mensagem com um emoji, com o emoji desejado sendo anexado à mensagem em questão. Dessa forma, você não precisa enviar uma mensagem contendo o emoji como uma resposta, por exemplo. 

6 – Enviar sem som (Telegram)

Convenhamos que nem todas as mensagens recebidas merecem uma resposta completa de maneira imediata, por esse motivo que estou feliz que o Telegram tenha um recurso “enviar sem som”. Basta manter pressionado o botão “enviar” e escolher esta opção para enviar uma mensagem que não zumba no telefone do seu contato.

Gostaríamos de ver o Whatsapp adotando esse recurso, pois ele pode ajudar os destinatários a lidar com as mensagens recebidas sem ter que silenciar os contatos ou seus telefones.

7 – Mensagem Programada (Telegram)

Este deve ser um dos recursos mais pedidos pelos usuários do Whatsapp, que está disponível no Telegram a pelo menos um ano. Esse recurso permite que você programe o envio de uma mensagem.

Infelizmente, o agendamento de mensagens no WhatsApp requer aplicativos de terceiros agora. Mas seria muito interessante ver a funcionalidade de forma nativa, pois ela pode ser útil para felicitações para aniversariantes de um determinado dia e lembretes que você precisa enviar para as pessoas em um dia ou hora específica.

8 – Verificação com a câmera (Kik)

O aplicativo Kik tem um recurso que possibilita fazer uma verificação na mensagem quando a foto enviada for tirada pela câmera no ato do envio da mensagem.

Recomendamos que as pessoas tirem fotos com seu aplicativo de câmera nativa para obter os melhores resultados. A implementação sólida no WhatsApp desse recurso pode ser uma boa maneira de combater a desinformação e boatos em geral.

Gostou da lista de recursos? Existe algum outro recurso que esquecemos de mencionar? Deixe nos comentários suas sugestões…

Fonte

Sobre Luiz Carlos Tinoco Junior

Redator do site Meu-Smartphone, Entusiasta em Tecnologia Mobile, Fã do sistema Android, Cristão e em constante evolução.