A Google pode estar “intimamente” envolvida com os novos dispositivos da Nokia

Nokia

Ontem, a finlandesa mundialmente conhecida no mercado de celulares anunciou oficialmente a licença de exclusividade para a HMD, que estará apta a fabricar smartphones com a sua marca por 10 anos, marcando a volta da Nokia a este mercado. A empresa contará com os royalties provindos do uso do nome e das patentes utilizados nos projetos, que aparentemente serão encabeçados pela própria licenciada.

Deste modo, uma vez que a Nokia não é investidora ou acionista da HMD Global Oy, podemos contar que o desenvolvimento destes modelos será desenvolvido pela HMD, supervisionados pelo Conselho de Administração da Nokia e produzidos pela FIH Mobile (subsidiaria da Foxconn) fechando um ciclo, mas parece que existe um quarto elemento nesta equação.

O CEO da HMD, Arto Nummela, contou a Reuters que as primeiras investidas no mercado de smartphones Android da empresa foram conduzidas através de uma parceira próxima ao Google. Ainda que não tenha sido especificado mais detalhes dessa relação, isso pod indicar que talvez a gigante das buscas tenha tido alguma influência no desenvolvimento dos novos modelos, indicando algum interesse acentuado sobre a volta de uma gigante ao mercado, neste caso, fazendo uso de um dos seus maiores produtos.

Talvez possamos estar falando de uma influência mais reguladora para evitar que a empresa siga um caminho de modificações como diversas outras, assim como pode ser que a Google possa estar dando direcionamentos para a visão da empresa para o mercado, assim como fez com a Motorola no inicio.

Google

Não é sabido ao certo o que se esperar dos novos dispositivos, porém esta afirmação pode dar conta de que os modelos apresentaram uma versão mais limpa do sistema, e talvez até contar nativamente com alguns serviços de renome dos embarcados de fábrica Pixels (Assistant, Photos, Allo + Duo).

Para os fãs preocupados com os futuros modelos, que não de fato desenvolvidos pela própria Nokia, Nummela deixou claro: “Seremos extremamente fiéis à marca Nokia. A marca Nokia é conhecida pela simplicidade, facilidade de uso, confiabilidade e qualidade. Estes são os elementos que nós entregaremos junto com um design industrial surpreendente.

É interessante notar que apesar de não ser tão conhecida por nos brasileiros, a HMD afirma ter uma significativa posição nas Americas, Europa, Asia, Oriente Médio, Africa, India e China, contando com uma equipe de renome. A empresa é presidida por Florian Seiche, Co-fundador da HTC, comandada pelo CEO Arto Nummela, antigo VP na Microsoft Mobile Devices Sales (EMEA) e ex-funcionário Nokia, assim como o diretor de Produtos Juho Sarvikas, que introduziu os Nokias e Windows Phones as operadoras americanas no passado.

Fonte.

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.