A Nokia é agora um dos três maiores fornecedores de equipamentos de telecomunicações

Muitos acham que a Nokia chegou a entrar em falência quando a empresa foi vendida para a Microsoft. Mas o que muitos não sabem é que entre 2013 e 2014, na verdade o que foi vendido foi apenas uma parte da divisão móvel da marca. Contudo, a Nokia não apenas produzia smartphones naqueles tempos, pois tinha outros setores independentes, como é o caso do fornecimento de equipamentos para redes de telecomunicações.

Agora, de volta ao mercado de celulares, a empresa está mais ativa do que nunca, mesmo que muitos continuem pensando que esta não é a Nokia de 8 anos atrás. De acordo com uma análise divulgada no portal Seeking Alpha, a Nokia é agora um dos três maiores fornecedores de equipamentos de telecomunicações.

Embora seja geralmente aceito que a Nokia tenha melhores recursos internos para fornecer uma implementação de banda larga de ponta a ponta, incluindo a 5G, a Ericsson, por outro lado, desenvolveu uma versão atualizada do RAN (Radio Access Network), uma peça vital de equipamento de rede celular que permite às operadoras migrar de 4G para 5G com mais facilidade. Ainda assim, podemos ver nos gráficos a Nokia entre os três maiores fornecedores dessas soluções.

A participação da Nokia no setor de redes de telecomunicações está entre 25 e 30% e isso está de acordo com as expectativas da empresa. Conforme as palavras de Rajeev Suri, Presidente e CEO da Nokia.

“No quarto trimestre, afirmei que esperamos que a Nokia estabilize sua participação no mercado de 4G mais 5G em aproximadamente 27% até o final de 2020.”

Sabemos que o coronavírus é certamente um grande fator que tem levado a muitas empresas a “parar no tempo.” Por outro lado, também constitui uma oportunidade para a Nokia, como fornecedora de soluções de telecomunicações para assim responder às demandas urgentes das operadoras de telecomunicações cujos serviços se tornaram linhas essenciais durante esse momento de crise.

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.