A Samsung dá adeus a TouchWiz e traz uma nova interface para o Android Nougat

É bem conhecido que o maior problema dos smartphones da Samsung por anos tem sido a sua interface. A conhecida e odiada TouchWiz sempre trouxe uma cara totalmente característica e marcante para os dispositivos da sul-coreana, mas ainda assim, com excesso de animações, modificações e adições dúvidas, mostrou-se culpada por impactar fortemente no desempenho dos dispositivos, consumindo ram e memória interna a níveis alarmantes, tornando-se até mesmo piada entre os usuários. Finalmente a Samsung está disposta a mudar isso, “abandonando” a interface na próxima versão do Android.

Através das versões de teste do Android Nougat para os Galaxy S7 e S7 Edge foi inserido um novo launcher, assim como mudanças importantes na interface customizada, que agora se chama Samsung Experience. Este é o resultado da empreitada da empresa com apps como a Grace UX, que traziam interfaces alternativas para os modelos da linha Note, compondo bastante do que foi encontrado na Experience. Com uma cara muito mais limpa e sofisticada, a empresa abdica do característico azul turquesa para um branco predominante mesclado a detalhes em azul claro, com bastante uso de detalhes flat e organização renovada.

Sendo de fato uma atualização da TouchWiz, é possível que esta seja uma jogada da empresa para que seus esforços para melhorar o desempenho e aparência da interface iniciados no Galaxy S6 alcancem o entendimento dos usuários, que ainda se prendem a negatividade relacionada a má fama adquirida. Ainda é cedo para dizer se esta mudança traz mais aprimoramentos afim de finalmente por um fim nos problemas da antiga interface, contudo, já sinaliza o interesse da empresa em melhorar a sua imagem.

A atualização em questão possui o tamanho de 528MB, trazendo com um si o último pacote de segurança do sistema (1º de dezembro) e dando procedimento ao programa beta. Ainda não existe uma data para o lançamento da nova versão, que deve ficar para o próximo ano, uma vez que ainda apresenta consideráveis bugs.

Fonte.

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.