A treta continua: Microsoft apoia Epic Games em processo contra a Apple

Em um cominicado, a Microsoft declara apoio a Epic Games no processo a Apple, explicando que a perda de suporte a Unreal Engine no iOS poderia “prejudicar inúmeros criadores de jogos como também jogadores”.

Essa declaração surge logo após a Epic Games divulgar um documento neste domingo (via The Verge), que alerta que a possível remoção da Apple dos privilégios da Epic Games no iOS e do MacOS poderia afetar o desenvolvimento da Unreal Engine.

Segundo Kevin Gammill, gerente geral de Experiências da Microsoft para desenvolvedores de jogos, “se o Unreal Engine não puder oferecer suporte a jogos para iOS ou macOS, a Microsoft terá que escolher entre abandonar seus clientes em potencial nas plataformas iOS e macOS ou escolher um mecanismo de jogo diferente ao se preparar para desenvolver novos jogos”.

Para Gammill, essa retirada de privilégios da Epic Games do kit de desenvolvedores da Apple deixará a Unreal Engine e todos os jogos que dependem dele sem atualizações, correções de bugs, patches de segurança e novos recursos para iOS e MacOS.

Um dos jogos da Microsoft que utilizam essa plataforma, é o Forza Street, que é o jogo de corrida móvel para iOS.

De fato, a Microsoft foi a primeira grande empresa a expressar apoio a Epic Games, mas tudo demonstra ser para próprio benefício.

A Microsoft tem um “contrato de licença Unreal Engine de vários anos para toda a empresa e investiu recursos significativos e tempo de engenharia”. Por isso, a Microsoft tem interesse nesse processo, pois deseja que a Epic Games continue desenvolvendo o mecanismo de seus jogos. Mas as declarações da Microsoft não tem peso legal sobre os processos movidos pela Epic Games contra a Apple.

A Epic solicitou no tribunal que o total acesso aos seus SDK’s, API’s e outras ferramentas da Apple não sejam interrompidos, mas não há garantias de que essa solicitação seja atendida. A Epic alega que seus acessos a essas ferramentas são regidos por contratos separados.

Fonte: Android Authority

Sobre Luiz Carlos Tinoco Junior

Redator do site Meu-Smartphone, Entusiasta em Tecnologia Mobile, Fã do sistema Android, Cristão e em constante evolução.