Início » Meu-Windows » Abandonar consumidores e descontinuar produtos foi um erro, admite CEO da Microsoft

Abandonar consumidores e descontinuar produtos foi um erro, admite CEO da Microsoft

Embora não tenha entrado em um assunto especifico, como sempre faz, Satya Nadella (CEO da Microsoft) foi entrevistado recentemente e o principal assunto abordado foi a falha com alguns consumidores que eram fiel a marca, apesar da grande lacuna que havia na plataforma. Ele claramente falhou sobre seu compromisso com os usuários do Windows Phone, renegando uma promessa de fazer smartphones Windows se ninguém mais o fizesse e retirando-se de mercados onde os celulares Windows prosperaram.

O custo de abandonar esses usuários é maior do que irritar alguns leais, certamente. As plataformas móveis são fundamentais para o desenvolvimento e relacionamentos entre o consumidor e uma fabricante.

Nadella cortou a Microsoft de todas essas coisas, e sua ponte para o futuro quando abandonou os usuários do Windows Phone e descontinuou muitos hardwares pré-construídos para lançamento. Quando perguntado sobre seu erro significativo mais recente, Nadella respondeu:

“Em muitos casos, os clientes já escolheram continuar apoiando você, no entanto, conscientemente ou inconscientemente os abandonamos para trabalhar em um novo e brilhante objetivo.”

Em seu livro, Hit Refresh Nadella, o CEO disse: “Não entendi por que o mundo precisava do terceiro ecossistema de telefones, a menos que mudássemos as regras”. Isto é, o CEO entende que oferecer o mesmo que os outros dois S.O. mobile já ofereciam, era oferecer mais do mesmo e isso não faria a diferença suficiente para se destacar. A menos que ele planejasse trazer um dispositivo único para o mercado alimentado pelo SO Core.

Deveria continuar a permitir que os telefones Windows, com sua reputação negativa, permanecessem no mercado? Ou ele deveria erradicar a plataforma e começar de novo com uma nova categoria de produto não associada aos smartphones já conhecidos?

Se ele escolheu o primeiro, a narrativa negativa que envolve as tentativas da Microsoft teria persistido. Ao erradicar os telefones , Nadella pode silenciar essa narrativa antes de apresentar algo novo. No entanto, “acertar atualizar” poderia custar relacionamentos vitais de consumidores, desenvolvedores e OEMs.

Mantendo a plataforma viva até que um novos dispositivos se materialize, com uma eliminação gradual depois disso, poderia ter sido uma escolha mais sábia. Mas Nadella provavelmente viu uma plataforma rejeitada coexistir com sua nova abordagem.

Fonte | Via

Sobre Uanderson Conceição

CEO da marca Meu-smartphone e editor chefe deste site. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.
  • Netinhc

    Ainda to com meu Lumia 730. Ja ta bem ultrapassado, mas ta vivo até hoje, pensei em pesquisar um aparelho melhor sendo da Microsoft tbm, pq me adaptei bem e tudo o que eu preciso tem na Store da MS. Mas após ler essa noticia e ver que decidiram matar isso que eu decidi investir 2 anos atrás, é muito triste.. Windows 10 Mobile me agradou muito mesmo não saindo uma versão totalmente estável, mas enfim. Fazer o quê né? Não sinto vontade de migrar pra android, migraria pra IOS, mas iphone é o olho da cara, num dá nada isso tudo.

    • Marcio

      Eu estava com meu 640xl até fevereiro, mas não deu mais, a maior sacanagem com os seus consumidores foi não liberar atualização de firmware para os celulares que vieram originalmente com o w8.1.
      Tu pode até achar que é normal ficar tão mais lento com o w10 mas não é, deveria ter ocorrido esta atualização de firmware e não aconteceu.
      Como não lançar esta atualização para smartphones que estavam com seis meses de uso?
      Hoje tenho um zenfone 3 e apesar de o android não ser muito estável e vez ou outra dar algum engasgada, honestamente é outra vida a quantidade de facilidades que temos com diversos apps interessantes.
      O spotify era uma dor usar no meu 640xl bugado e lento com o w10, até a qualidade de som do spotify do windows é inferior, fiz o comparativo.

  • Por essas e outras q eu até concordo com os devs q não querem desenvolver logo seus apps pra plataformas novas (salvo algumas exceções). Vc gasta um tempo da mulesta desenvolvendo, aí vem a própria dona do sistema e o descontinua. É pra morrer de raiva.

  • E olha q, há dois anos atrás, eu percebi pra onde esse barco estava indo e saí de um Lumia 1520 pra um Galaxy Note 4… Estou satisfeito até hoje. Fico pensando em quem ficou até o final acreditando nas promessas dessa empresa.

  • Agora é tarde… Eu é q não confio mais na empresa, pois tínhamos a palavra dela q não seria assim.

  • Deusderson

    E teim gente que acha que esse indio é um jenio. Pra vira burro só falta anda com as quatro pata.

  • Eltoniz R Martins

    Depois de experimentar o Android no meu Honor 8 dificilmente eu troco de OS.

  • Juares Basilio

    Voce acha que usuarios vai trocar os produtos google que nativo no android pelos da microsoft so se eles tiverem doidos

  • carlos miguel

    tantos que apoiavam o windows mobile e diziam mal do android etc… e a microsoft nunca esteve interessada no windows mobile. KKKKKKK

  • Mateus

    é aquilo que eu digo…agora fizeram os antigos usuários e entusiastas sair da plataforma para experimentar outras, esses não vão querer voltar nunca mais depois pra esta experiência pobre e defasada que se sempre foi a loja de aplicativos do Windows (que no final das contas para a maioria é o que interessa)…baita tiro no pé!

  • Breno Caputo Filho

    Pois é….. Ele matou o Windows Phone/Mobile sem mesmo ainda ter um substituto viável.
    Era muito melhor eles tentarem pelo menos manter a base de usuários q tinha e que não era pouco até surgir o tal “dispositivo definitivo” (se é q isso existirá).
    Pois assim pelo menos esses usuários deveriam migrar com mais facilidade.
    Agora que perdeu praticamente tds eles a Microsoft terá realmente que reinventar a roda pra conseguir atrair novamente os olhares do grande público. O q sinceramente acho muito difícil de ocorrer.

    • Marcio

      Não era necessário o dispositivo definitivo, o hardware era excelente e o windows phone muito mais estável do que o android.
      O que a microsoft deveria ter feito é pagar para os desenvolvedores dos principais app produzirem seus apps para o windows, este foi o problema.
      Custaria caro? Sim, mas hoje a microsoft inexiste no mercado móvel que está crescendo, o número de dispositivos android já é maior do que o número de dispositivos windows, o futuro é o mercado móvel e a empresa abandonou,
      E estes clientes que eram fiéis não voltam mais, meu caso.
      Aqui no Brasil o windows phone já estava na frente do iphone, estava crescendo até a microsoft comprar a nokia e jogar tudo fora.

      • Breno Caputo Filho

        Concordo totalmente

  • Rodrigo Freire

    Errou feio, quem vai confiar que esse sistema unico vai se perpetuar. Não ser abandonado, ainda acho esse sistema completo vai encarecer o hardware. Tornando inviavel para para gente sabe nem tudo tem o valor que vale, eu sou usario domestico faço tudo preciso no smartphone 600 para que vou investi 2000 em uma coisa nao sinto menor falta, acho que perdeu muito em descontinua o windwos 10mobili, sistema fica fluido em smatphone com hardware basico, volta pro mesmo dilema do consumido a microsoft vai desistir? Eu demorei duas versões aderir ao Windows mobili nao vao me seguir de volta sem preços atrativos e muito anos de sistema no mercado.

  • Dhaniel de Souza

    Tem outras opções de sistemas operacionais de smartphone. Escolher o vírusdroid( vários aparelhos) ou segurança IOS( iphone )

  • Rodrigo

    Já era, agora o único produto que uso da Microsoft é o e-mail pq é muito antigo, depois que mudei pro Android, uso o Google Drive, Google Fotos, planilhas do Google e o Documentos produtos que usava da Microsoft, não perde o usuário só no móvel vai perdendo nos serviços também.

    • o gordinho

      Mas isso aí eh opção sua, pq todos os serviços da microsoft estão no android.

  • A decisão foi correta. Não se pode continuar com um produto para agradar apenas a “meia duzia” de consumidores. A reputação negativa colocava o WP cada vez mais e mais abaixo de Android e iOS, e apenas seus poucos usuários ainda esperavam algo mais do sistema… algo mais do que aplicativos inferiores as demais plataformas, falta de aplicativos, e o próprio descaso da Microsoft. O Symbian deixou saudades, o Windows Phone NÃO.

    • Marcio

      Nâo é bem assim, aqui no Brasil o windows phone havia ultrapassado o iphone, estava crescendo assim como em outros lugares do mundo.
      O que a microsoft fez foi comprar a nokia e acabar com este crescimento, e pior, eu tinha um 640xl com tela de 5.7pol, novo, que até recebeu o windows 10 mas a microsoft preferiu não investir em um firmware adequado, ficou uma carroça.
      O mercado móvel é o futuro, muitas pessoas estão abandonando notebooks e desktops para aderir ao smartphone e a microsoft dentro de alguns anos estará em situação delicada.
      Este ano o número de dispositivos com android ultrapassou o número de dispositivos com windows, o futuro já está puxando o pé da microsoft.
      Haviam poucos aplicativos? Sim, era o caso da microsoft pagar para os desenvolvedores dos principais apps desenvolverem para o windows, novamente, a microsoft vai continuar perdendo mercado dos notebook e desktops para os móveis com android.

  • Eu era muito fã da Microsoft, amava muito e ninguém podia falar mau dela próximo de mim. Hoje eu tenho pena dessa empresa, o que eles fizeram com wp, nenhum fã merece passar por isso. Tenho meu Lumia 640xl e a experiência é horrível, não é por causa de aplicativos que já são interiores a outras plataformas, o celular todo dia apresentar um problema, muitos bug. Estou louco pra mudar pra outra plataforma, sou estou esperando o principal (dinheiro). E quando comprar outro smartphone vou fazer esse ficar em pedacinhos haha não vejo a hora pra fazer isso.

    • HAndrB

      To na mesma

      • george

        quebre não amigo, mande seu lumia pra min

        • o gordinho

          Sério?

          • george

            Com certeza amigo

        • Breno Caputo Filho

          Rapaz….. Mas o dinheiro é seu..

    • george

      quebra não, manda pra min

    • Robson Levy

      Meu 640XL está muito bugado! A câmera era excelente!! A Kernel nunca recebeu atualização…

    • Marcio

      O problema é que a microsoft lançou a atualização para o windows 10 sem investir em um novo firmware para os modelos que utilizavam o windows 8.1, por isso ficou este lixo, tudo bugado e lento.
      A empresa começou a abandonar seus clientes neste momento, quando não lançou um firmware para que os modelos nokia e até microsoft com o w8.1 pudessem funcionar direito.
      E vai se arrepender amargamente…
      O mercado móvel é o futuro, muitas pessoas estão abandonando notebooks e desktops para aderir ao smartphone e a microsoft dentro de alguns anos estará em situação delicada.
      Este ano o número de dispositivos com android ultrapassou o número de dispositivos com windows, o futuro já está puxando o pé da microsoft.
      Haviam poucos aplicativos? Sim, era o caso da microsoft pagar para os desenvolvedores dos principais apps desenvolverem para o windows, novamente, a microsoft vai continuar perdendo mercado dos notebook e desktops para os móveis com android.

  • Jackestripador

    Sai enquanto era tempo, e estou muito feliz com meu XiaoMi

  • george

    ele desistiu, mas eu não, estou aqui de boa com meus dispositivos windows

    https://uploads.disquscdn.com/images/fdb0332c7327827f4a4fca6a956d38bf68b5fa80058a20e65f53876332b70fe7.jpg

    • Abraão Alves

      Eu tb george, com meu Lumia 640, estou de boas.

  • Valdemar L S Jr

    Não adianta esse Nutella falar mais nd, já tá feito!

  • Luis Carlos K.

    Esse blog só vive em volta de polêmica e falando mal de tudo. Critica a Microsoft, Apple, Asus, Samsung e vários outros. Só não critica os xing ling.

    Vamos lá Uanderson, melhore. Você tem potencial para ser uma pessoa decente.

    • george

      quero vê ele fala mal da asus de novo amigo.

      • uanderson

        Se eu tiver problema com algum smartphone claro que vou falar, assim como falo de qualquer um, não sou pago por ninguém amigo…

        • george

          Pelo q vi o video, não foi problema no aparelho, foi pq vc não recebeu o zenfone4. Mas vamos esquece isso. Bola pra frente.

          • ele nao precisa falar mal de uma empresa que tem como representante alguem q se comportou feito uma menininha de 13 anos dando piti no Youtube…. a própria empresa ja se queimou.

          • george

            Nao sei quem e mas menininha amigo, o cara da asus, por defender a imagem da empresa ou o outro, q ficou de mimimi pq nao recebeu o zenfone4.

          • o problema nao foi “dar uma resposta”… o problema foi como ele deu a resposta. Uma pessoa na posicao dele, deveria agir de maneira centrada, e escolher melhor as palavras… Parecia q estava tendo um ataque de pelancas e tava chamando o outro pras vias de fato. Alias, aposto que só tem essa coragem atras da tela.

          • george

            Amigo, procura o segundo vídeo do cara da asus, ele diz o dia que esta no brasil, e vamos deixa de mimimi, blz.

          • tô nem ae pra o dia q ele ta no brasil, meu negócio é mulher! vcs q ficam ae querendo dar razao pro crianção. Mimimi é ficar defendendo marca ou celular, sendo q eles só querem nosso $$$. See ya.

    • uanderson

      Não crítico os smartphones chineses? Então você só pode estar cego ou desinformado, do vídeo essa semana e tem vários outros sobre isso. Procura saber antes de comentar abrobrinha…

    • Alan Ricardo

      Pô Luiz isso nao e babaquic,essa materia ta em todos os sites e tem mais e q alertar mesmo ate porq nao se ganha nada do papai noel d graca…

    • Esse Luis Carlos deve ta com problema de falta de mulher (pela cara nao curte muito) pra vir aqui e defecar besteiras. Parabens Uanderson, continue com o bom trabalho de informar, doa a quem doer.

  • Marcio

    Agora é tarde já fizeram a cagada