AdDuplex libera novo balanço em que revela pequena adesão ao Windows 10 Mobile e baixas vendas de novos Lumias

Lumia-950-XL

A expectativa com o Windows 10 Mobile e com os novos lançamentos da linha Lumia x50 eram muito grandes no ano passado. Entre 2014 e 2015 o Windows Phone conseguiu seus melhores resultados, porém, de um tempo para cá, com vários atrasos no lançamento da atualização para o Windows 10 Mobile e poucos smartphones lançados com o sistema da Microsoft contribuíram para o abandono e a redução de vendas em todo mundo.

Infelizmente, a situação continua a não ser muito favorável. De acordo com dados obtidos da AdDuplex, a adesão ao Windows 10 Mobile ficou lenta com acréscimo de apenas 0,5% em comparação ao mês passado mesmo com os esforços contínuos da Microsoft em propagar sua nova versão do Windows. Quase 80% de todos usuários do Windows Phone continuam na versão 8.1.

adduplex-windows-june

Como o gráfico acima diz, quase todos aqueles que queriam atualizar seu smartphone para o Windows 10 Mobile já o fizeram. Por isso, a chance do número de smartphones atualizados para o novo sistema aumentar significativamente é remota, o que pode levar a Microsoft a fazer algo parecido com o que fez no PC , “empurrar” a atualização para os smartphones qualificados. Seria uma boa ideia?

Quando observamos os aparelhos atualizados para o Windows 10 Mobile, vemos o grande fracasso que os novos lançamentos da Microsoft tiveram. O Lumia 950, Lumia 950XL, Lumia 650 e Lumia 550 contam com apenas 20,9% de participação na atualização para o novo SO e representam apenas 2,3% do número total de Lumias, ou seja, de todos os Lumias vendidos, apenas 2,3% são da nova linha Lumia x50. Deve-se contar também que a AdDuplex não exclui de suas pesquisas os Lumias que já não estão mais sendo usados, o que faz com que a porcentagem fique menor ainda, mesmo assim, o número não deixa de ser pequeno. Veja o gráfico com estes dados:

adduplex-windows-june

Infelizmente, a maioria das empresas não estão muito interessadas em usar o Windows 10 Mobile o que o deixa refém da Microsoft que mudou sua estratégia de mercado, evitando lançar muitos smartphones, com o objetivo de atrair outras marcas a usar e vender seu sistema operacional, o que até agora não tem ocorrido. Na nova avaliação da AdDuplex, apenas a Alcatel recebeu destaque ao ultrapassar os 0,5% de participação no mercado com o Windows 10 Mobile.

adduplex-windows

No gráfico de aparelhos mais vendidos com o sistema móvel da Microsoft logo abaixo, vemos que um aparelho da linha Lumia x20, o Lumia 920, tem mais participação de mercado do Windows Phone que todos os novos lançamentos da linha Lumia x50 juntos! São 2,5% para o único Lumia da geração x20 contra 2,3% de todos os Lumias vendidos da nova geração. O Lumia 535 é o aparelho mais vendido, seguido pelo eterno Lumia 520.
adduplex-windows

Infelizmente, os dados publicados pela AdDuplex não são animadores e aumentam ainda mais as incertezas com respeito ao futuro da plataforma. Para que o Windows 10 Mobile possa realmente vingar, é preciso que mais marcas se sintam atraídas pela plataforma que amarga a 3ª posição no mercado de sistemas móveis, muito atrás do Android e do iOS.

Mesmo com as incertezas, a Microsoft continua o esforço em desenvolver o Windows 10 Mobile para a atualização de aniversário (Redstone) que vem trazendo muitas novidades e melhorias ao sistema. Esperamos que a situação do Windows 10 Mobile possa melhorar e atrair mais usuários em breve, em consequência, o número de aplicativos e o suporte dado pelas desenvolvedoras irá crescer.

Fonte: MSPowerUser

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.