Android Go é o novo SO do Google para aparelhos de baixo custo do Brasil e Índia

A Google apresentou hoje um projeto experimental que tem sido chamada de “Android Go” e consiste basicamente em uma versão do sistema operacional otimizada para aparelhos de baixo custo. Todos os recursos básicos dessa versão simplificada do Android O foram adaptados para oferecer uma boa experiência aos usuários. A Google comentou que o Brasil e a Índia serão os dois países onde a experiência será iniciada.

O Android Go também terá uma série de recursos para ajudar o usuário a economizar seu plano de dados. Haverá um gráfico contando o quanto você consome de internet móvel diretamente na área de notificações. Haverá ainda a possibilidade de operadoras deixarem limites pré-configurados ali para que os clientes recebam notificações do próprio sistema quando estiverem no limite das suas franquias. Isso foi feito pensando no Brasil, tenho certeza!

Google Chrome econômico

A função de compressão de dados que já existe no Google Chrome virá ativada por padrão no browser do Go e terá um pequeno gráfico de economia por página acessada no menu de opções. Uma função que já vem sendo usada há muito tempo pelo Opera, na versão mini de seu navegador mobile.

Esse anúncio foi feito durante a conferência I/O 2017, que acabou de terminar, e a Google comentou que apps de terceiros otimizados para esse sistema mais leve serão destacados na Google Play. Ainda não há uma data ou informações mais concretas sobre o lançamento do primeiro smartphone com Android Go no mercado brasileiro ou indiano, e também não sabemos se a empresa pretende expandir essa experiência para outras regiões em algum momento próximo. O que ainda é bem improvável!

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.