Início » Meu-Android » Android lento e com pouca RAM disponível? Olha aqui o vilão!

Android lento e com pouca RAM disponível? Olha aqui o vilão!

Todos nós sabemos que quando um PC ou smartphone começa a apresentar lentidões, a única coisa que nos resta fazer é fechar todos os programas ou Apps, que estão em execução. Mas acontece que, mesmo com eles fechados, outros Apps continuam em execução em segundo plano, consumindo assim a memória RAM que deveria estar livre para uso.

Nesta matéria, iremos ensinar a você a aumentar a performance do seu smartphone, ativando o gerenciador de processos do Android, assim como geralmente é feito nos PCs com Windows – isso irá entregar uma otimização melhorada no uso do smartphone. Para começar, acesse o Menu configurações> Sobre o Telefone e vá até o final e encontre a opção “Número da versão, e em seguida clique várias vezes até ativar “Opção de desenvolvedor” (prints abaixo).

No passo seguinte, você irá até ao novo menu ativado nas configurações. Ela será exibida como “Programador” ou “Opção do desenvolvedor”. Acesse ele e vá até “Serviços em execução ou apenas “Em execução”. Em seguida, você verá uma lista de Apps que estão rodando “escondidos”, a partir daí você poderá encerrar um por um. Recomendamos encerrar apenas aqueles que você conhece (prints abaixo).

Pronto, é só isso! Agora, sempre que precisar encerrar um processo (que é na verdade um App), a nova opção estará lá disponível para ser acessada rapidamente para receber os seus comandos!

Este tutorial lhe foi útil? Deixe-nos saber mais nos comentários!

Sobre Uanderson Conceição

CEO da marca Meu-smartphone e editor chefe deste site. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.
  • Jean

    Uso android, usava windows phone e uma das coisas que eu mais gostei no windows foi como o sistema faz um ótimo uso da memória ram.. Já tive aparelhos com 1GB e 2GB de memória RAM (android e windows phone) e o windows phone/10 mobile supera nesse quesito.. Administra muito bem a memória ram, a memória interna não lota de cache de aplicativos, não me lembro de ter usado nenhum aplicativo pra ficar limpando o celular agora no android, se eu instalar 30 aplicativos e sobrar 2gb de memória livre, daqui 2 meses eu não tenho mais esses 2gb por causa da memória lixo gerada pelos aplicativos e android.. Tinha dia que acumulava 1GB em um único dia, um absurdo isso.. Android é superior ao windows phone em outras coisas mas em termos de desempenho com um bom aproveitamento do hardware, o android ainda não consegue bater windows phone..

  • Adalton Oliver

    No Zenfone 2 modelo ZE551 ML apareceu um jogo no lugar dessa opção. Kkkkkk.

  • Leoni Martini

    Outra coisa, aplicativos em cache significa que eles estão lá por ser os mais usados pelo usuário. Ficam em cache para serem excecutados mais rapidamente e assim poupar bateria.

  • Leoni Martini

    É fria essa dica. Smartphones usam memória cheia para poupar bateria, o Android e iOS fecham automaticamente aplicações residentes na memória para liberar mais espaço. Windows 10 em pc está a fazer a mesma coisa. Ver vídeo do baboo no YouTube sobre isso

    • Deusderson

      So lá, o Uanderson usa 500 aparelhos ao mesmo tempo. Se a dica não fosse boa ele não postava. Provavelmente ele já usou isso e deu certo. Acho que parts quem tá com problema pode ser uma solução. É nao tiver problema melhor não mexer

    • Enrique

      Desde que passei a não ficar fechando apps, o consumo de bateria de meu Galaxy S8 melhorou e muito.

      • Leoni Martini

        é isso ai. O cidadão compra um smartphone com mega processador e baita cache, sendo que esse cache é onde ficam os aplicativos mais usados para não usar o processador para carregamento na memória RAM novamente, o usuário procura um aplicativo ou mesmo manualmente tirar esses aplicativos do cache. Cara, é muita incoerência. Os sistemas de Smartphones (Android e iOS) e mais recentemente o MacOS e o Windows 10, procuram usar muita memória. Aumentando a velocidade geral do sistema. Eles mantêm vários aplicativos adormecidos na memória. Mas o usuário, através de dicas sem suporte ou recomendação dos criadores e desenvolvedores, acreditam que limpando a memória e esvaziando o cache terão mais velocidade e menos gasto de bateria. Isso é ridículo. NÃO FECHAR APLICATIVOS E DEIXAR O SISTEMA GERENCIAR A MEMÓRIA E O CACHE é a melhor opção. SE ALGUÉM DIZER AO CONTRÁRIO QUE PROVE COM FONTES.

  • Jaime Jr

    Fifa também está abandonando o barco, o último a sair apague a luz, se é que ainda tem alguém usando essa bomba.

    https://help.ea.com/pt-br/help/fifa/fifa-mobile/support-ending-for-fifa-mobile-on-windows-devices/

  • Paulo Nunes

    Meu android é rapado, da google nele so play store, services e chrome o resto removo.

  • Luis

    Queria uma opção pra apagar o cachê automático, pois nossa como acumula cachê o Android

    • Silvio Silver

      Tem dois tipos de memoria no sistema a memoria RAM e a memoria interna, onde e instalado os APPs no smartphone, quando você instala qualquer aplicativo ou jogo no celular, o App cria pastas na memoria interna ou sd card, para poder funcionar no aparelho e com o tempo, quanto mais coisa você instala e desinstala, mais a memoria interna vai enchendo de tranqueiras e lixos, principalmente no sistema Android, as vezes e bom fazer uma limpeza de cache dos aplicativos que estão instalados, ou procurar algum APP na loja para executar esse processo no sistema, por que se não com o tempo de uso, o sistema vai ficando lento para executar certas coisas com rapidez, devido ao aumento de lixo acumulado na memoria interna, infelizmente e o único problema que acho que o Android ainda tem, mesmo depois de varias versões, acho que o sistema deveria descartar esse lixos acumulados na memoria interna com mais inteligencia, sem precisar que o usuário faça isso manualmente, se a Google colocasse isso seria show, para quem veio dos Lumias como eu, realmente o Android e campeão de acumulo de cache desnecessário, os Apps UWP, são muito mais inteligentes, são projetados para não deixar vestígios de lixo nenhum no sistema, apaga tudo.

  • Rafael

    Oi! E como faz para desativar o modo de programador? Tem a opção no menu do próprio, mas não desaparece da lista em configurações!

    • sergiorbneto

      Rafael é bastante simples e este processo resolve na maioria dos androids… O processo é o segiunte: definições – aplicações – definições (outra vez) – limpar dados.

  • Papadoc™

    Boa

  • Deusderson

    Prefiro não mecher nessas coisas de sistema tá funcionando bem do geito que tá

  • alguns processos em cache tb podem ser fechados !!! boa dica.

    • Leoni Martini

      ridículo fechar os aplicativos que estão alojados no cache. Existe ótimos motivos para os processadores terem cache, então porque teimarmos em não utilizamos? Se seu uso diminui o esforço do processador e consequentemente diminuímos o uso da bateria e aumentamos a velocidade geral do sistema. Android, iOS, windows, macOS, linux… sabem muito bem gerenciar o cache.

      • a dica é para quem esta passando por problemas com gerenciamento de ram, nao para todos os usuarios. Alguns g5/g5+ estao sofrendo com crashs e travamentos, e fechar ALGUNS (como dito acima) aplicativos em cache (jogos por ex) ajudam a sanar o problema de muitos, enquanto nao pinta uma atualizacao q resolva esse gerenciamento falho.