Início » MEU-ANDROID » Android Q: descubra se o seu smartphone será atualizado ou não

Android Q: descubra se o seu smartphone será atualizado ou não

É chegado o momento para que o Google apresente o que tem preparado para a nova guloseima do seu sistema para celulares, uma vez que o primeiro beta do Android Q já encontra-se a disponível para alguns aparelhos mais recentes. E como não poderia ser diferente, a chegada de uma nova versão do robozinho traz a tona o recorrente questionamento: quais aparelhos serão agraciados com a atualização?

Em suas primeiras compilações, a distribuição tem como finalidade apresentar as novas funcionalidades aos entusiastas e munir os desenvolvedores das ferramentas necessárias para adaptação das suas aplicações. Deste modo, algumas fabricantes oferecerem programas de testes para permitir que alguns usuários possam experimentar os recursos que estarão por vir, disponibilizando versões preliminares para grupos e modelos específicos, que por sua vez, acabam dando algumas dicas sobre quais aparelhos serão agraciados pela novidade. Além disso, já é comum ver a promessa de update garantido ligado ao lançamento de um aparelho, como um recurso para aumentar o interesse no mesmo.

Com base nesses dados, podemos listar alguns dos aparelhos que tem sua atualização garantida ou tem alguma forte indicação com base nos testes envolvidos. Vale também lembrar que, mesmo não sendo uma regra, é comum esperar que as fabricantes ofereçam suporte de ao menos 2 anos para dispositivos mais relevantes do seu portfólio.

Google

 Google Pixel 3Versão de testes disponível
Google Pixel 3 XL Versão de testes disponível
Google Pixel 2 Versão de testes disponível
Google Pixel 2 XL Versão de testes disponível
Google Pixel Versão de testes disponível
Google Pixel XL Versão de testes disponível

Ainda que não tenha possua mais uma linha voltada especificamente para desenvolvedores, o Google permanece oferecendo suporte privilegiado para os seus dispositivos, oferecendo novas atualizações e versões testes em primeira mão aos Pixels desde o seu primeiro modelo.

Desde modo, donos de qualquer uma dos exemplares das três gerações dos smartphones da gigante da buscas já podem fazer o download das compilações de testes, tendo a garantia de receber a sua versão final o quanto antes.

Motorola

Moto G7 PlusConfirmado
Moto G7Confirmado
Moto G7 PowerConfirmado
Moto G7 PlayConfirmado

A fabricante que já foi reconhecida como uma das mais eficientes em oferecer atualizações, hoje não é mais sinônimo de rapidez, mas ainda é continua garantindo ao menos uma grande versão ao longo da vida útil dos seus lançamentos. Deste modo, aparelhos da linha G7 recém lançados, e todos os que deverão chegar para a linha Z este ano tem o Android Q como uma garantia.

Samsung

Galaxy S10 PlusAguardando Confirmação
Galaxy S10 Aguardando Confirmação
Galaxy S10e Aguardando Confirmação
Galaxy A50 Aguardando Confirmação
Galaxy A40 Aguardando Confirmação
Galaxy A30 Aguardando Confirmação
Galaxy A10 Aguardando Confirmação
Galaxy A8s / A9 Pro Aguardando Confirmação

Do outro lado da moeda, a sul-coreana que uma vez foi referência em atrasos e abandono ao suporte dos seus smartphones, tem garantido ao menos uma atualização relevante aos modelos mais parrudos e recentes do seu catalogo. Ainda que não tenha confirmado oficialmente o update para nenhum deles, supõe-se que os exemplares mais recentes da linha S e A devam receber a novidade.

LG

V50 ThinQ 5GAguardando Confirmação
G8s ThinQAguardando Confirmação
G8 ThinQAguardando Confirmação

Liderando a insatisfação por updates entre as fabricantes de maior nome no mercado, é difícil indicar quais aparelhos da LG contarão com o update. Certamente novos dispositivos de alto nível deverão chegar atualizados, contudo, espera-se que ao menos os topos de linha da ultima geração recebam o Android 10.

Sony

Xperia 1Aguardando Confirmação
Xperia 10 Plus Aguardando Confirmação
Xperia 10 Aguardando Confirmação
Xperia L3 Aguardando Confirmação
Xperia XZ3 Aguardando Confirmação

Ainda que suas estrategias de mercado ainda pareçam confusas, a administração das atualizações por parte da japonesa permanece altamente eficaz. Ainda que os aparelhos atualmente comercializados em nosso mercado já tenham recebido um grande update, com base no histórico da fabricante, ainda existe a possibilidade de mais uma versão desembarque por aqui.

Asus

Zenfone 5ZAguardando Confirmação
Zenfone 5 Aguardando Confirmação

Sem a apresentação de novos modelos, até então não se sabe ao certo quais aparelhos do portfólio da Asus contarão com a nova versão do Android. Visto que os modelos mais recentes já foram atualizados, não se sabe se haverão novas atualizações para os mesmos.

Huwaei

Mate 20 ProAguardando Confirmação
P Smart+ 2019Aguardando Confirmação
nova 4Aguardando Confirmação
nova 4eAguardando Confirmação
Honor View 20Aguardando Confirmação
Honor Magic 2 3DAguardando Confirmação
Honor Magic 2Aguardando Confirmação
Honor Play 8AAguardando Confirmação
Honor 10 LiteAguardando Confirmação

Com a chegada eminente da marca em terras brasileiras, já podemos voltar nossos olhos com mais atenção para as atualizações disponibilizadas nos aparelhos mais recentes, principalmente aos que apontam para as maiores faixas de preço.

Outras modelos relevantes

Xiaomi
Black Shark 2Aguardando Confirmação
Mi 9Aguardando Confirmação
Mi 9 ExplorerAguardando Confirmação
Mi 9 SEAguardando Confirmação
Mi Mix 3 5GAguardando Confirmação
Mi Mix 3Aguardando Confirmação
Mi PlayAguardando Confirmação
Redmi 7Aguardando Confirmação
Redmi Note 7Aguardando Confirmação
Redmi Note 7 ProAguardando Confirmação
Vivo
iQOOAguardando Confirmação
V15 ProAguardando Confirmação
NEX Dual DisplayAguardando Confirmação
OnePlus
OnePlus 6TAguardando Confirmação
OnePlus 6Aguardando Confirmação

Por fim, com a recente popularização da importação nos mercado móvel, podemos aguardar a disponibilização da nova plataforma para aparelhos de grande relevância ao redor do globo, principalmente entre as marcas mais queridas pelos brasileiros.

Não podemos também descartar marcas que tem forte atuação aqui como Alcatel e Multilaser, assim como as que produzem nacionalmente, como a Quantum, ainda que estas não costumem oferecer garantia de atualização para aparelhos mais antigos.

Via.

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.