Aplicativos Android rodando no Windows 10 Mobile: Salvação ou Extinção? [Opinião]

Android Windows Phone

O Project Astoria veio com a missão de ser uma solução para o maior problema do Windows Phone : A falta de aplicativos. O plano ambicioso que por muito tempo do seu estágio inicial levantou receios nos usuários quanto a possibilidade do sistema se tornar dependente das apks trouxe calma aos corações angustiados no seu anúncio, onde ficou claro que o projeto vinha com o intuito de migrar/portar os apps e não emula-los sobre o sistema da Microsoft. Porém, há alguns dias atrás, com o inicio do beta da aplicação, dados vazados permitiram a criação de ferramentas que viabilizam o instalação de aplicativos Android, em sua plena extensão APK e sem qualquer modificação, algo que a maioria temia.

Porém, para a minha surpresa, a reação geral foi positiva. “Agora teremos aplicativos”. Ok, acredito que tem um pessoal se iludindo com essa possibilidade.

Tornando o Windows nos smartphones uma especie de “semi-android” a Microsoft o tornaria um sistema sem dignidade. Vamos ter a Black Berry como exemplo, que tinha um sistema muito mais fluído, muito mais seguro e competente que o Android, porém, sofria do mesmo mal, a faltavam os apps e com essa mesma estrategia ela se tornou um semi-Android o que só contribui para a sua queda. Mesmo sendo mais consistente, o sistema sofria por rodar apps Android mas não possuir a Google Playstore.

Wwindows 10 obile Android

Ok, teremos apps Android, uma vez poderemos baixar a apk em sites como o apk mirror, ou na própria  versão web da Google Play Store, ou quem sabe a microsoft e Amazon não fazem uma parceria para termos Amazon Store para download ou como loja oficial. Contudo, eu te pergunto:

•Você sabe quanto tempo leva pra um desenvolver disponibilizar a atualização do seu app depois que ele faz isso na play store (quando ele atualiza) ? é mais do que o que você espera hoje para para receber uma novidade no whatsapp, sem dúvidas.

•No caso de dependermos da nossa ação em ir baixa-los, você vai curtir fazer o download manual de uma nova apk a cada vez que o app atualizar? Afinal, quem te garante que teremos uma loja para viabilizar a atualização dos aplicativos android?

•Você acha que algum desenvolvedor vai se preocupar em criar live tiles? vai criar interações com a central de ações do wp? Interações com a Cortana? Com os apps nativos? O que seria o wp sem isso? o Android?

Falando um pouco de compatibilidade, eu não creio que realmente tem gente que acha que os desenvolvedores vão adaptar os seus apps para rodar com os serviços da Microsoft. Apk como as do Snapchat e Whatsapp não estão rodando por falta do Google Play Services, que não pode ser migrado pro WP.

Windows Phone Android

O maior desafio da Amazon Store e das outras lojas que tentam distribuir apps Android é a falta da interesse dos desenvolvedores. Ele até disponibiliza o seu app lá, porém só atualiza na Google Play Store, ou demora muito pra fazer o mesmo nas demais (claro que tem algumas poucas exceções). Ainda assim podemos pensar: “a Microsoft poderia por os apps Android em sua loja”. Mas ainda que ela pudesse atrair os desenvolvedores a atualizar em sua loja também (algo que a amazon tem tentado com muito esforço a anos) não haveriam apps universais. É isso ai, a própria Microsoft deixou claro que os apps para Android não podem rodar no pc, já que eles não se adaptam a computadores, diferente dos apps portados do iOS que poderão ir até mesmo ao XBOX. Ah, falando deles, se a Microsoft passa a usar os apps baseados no Android, não vai ter espaço pra eles. Afinal, vamos ter um whatsapp versão wp, Android e iOS? Não imagino alguma coerência em uma loja assim! Os apps do iOS também não poderão rodar antes de serem convertidos pro wp, já que não dá pra se ter uma maquina virtual do iOS no wp, o que criaria um mix de aplicativos feitos para o Windows, aplicativos portados do iOS e os do Android.

iOS-Windows-Phone-Android

Desistir dos apps universais seria prejudicar o Windows 10 nos pcs, no xbox, no holo lens… O que realmente não faz sentido. Já citei aqui, que o Windows nos Smartphones é algo vital para o futuro da Microsoft e com certeza ela “não vai largar o osso” tão cedo, mas eu nunca disse que ela arriscaria os seus outros serviços por ele. A Microsoft é uma empresa de visão, sem sobra de dúvidas não está nos planos dela arriscar o seu carro chefe (Windows em Desktops) e os seus serviços em acensão (Surface, Xbox, Holo Lens) para impulsionar apenas o Windows nos Smartphones, eu espero muito mais que isso da companhia de Satya Nadella.

 

Ao fim, eu espero que essa ferramenta seja bloqueada e o Project Astoria permaneça com o seu intuito inicial, PORTAR apps.

Esse é apenas um desabafo, é que eu acho isso um absurdo, porém ansioso para ler a opinião de vocês!

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.