Apple anuncia o iOS 11 com novos recursos e melhorias na produtividade do iPad

O CEO da Apple, Tim Cook, anunciou oficialmente no início da WWDC 2017 o iOS 11. A próxima grande atualização do sistema operacional que estará disponível em milhões de iPhones e iPads. O principal novo foco é o de soluções de produtividade melhoradas para iPad, mas outros aprimoramentos estão chegando ao iMesseger, Apple Pay e outros aplicativos. O iOS 11 será lançado em meados de setembro – presumivelmente ao lado dos novos smartphones iPhone 8 e iPhone 7S. Uma versão beta pública estará disponível no final de junho.

O primeiro novo recurso do iOS 11 demonstrado por Craig Federighi foi super conveniente: conversas sincronizadas em iCloud, iOS e macOS. Se você apagar uma mensagem no seu iPhone ou iPad, isso também será refletido no seu Mac. Anteriormente, muitas vezes você deveria lidar com as notificações duas vezes ou excluir conversas antigas novamente.

APPLE PAY

O Apple Pay também está se expandindo para incluir pagamentos entre pessoas físicas.. O iOS 11 apresentará um cartão Apple Pay Cash, onde os usuários irão armazenar seu dinheiro recebido em transações peer-to-peer(pessoa para pessoa). Esse dinheiro pode ser transferido para sua conta bancária pessoal.

SIRI

Os anúncios envolvendo a Siri mostram um trabalho árduo da Apple para aprimorar um de seus principais softwares da atualidade. A assistente pessoal da Apple já está funcionando em 375 milhões de dispositivos e acaba de ganhar novos recursos, como o uso de aprendizado de máquina para aprimorar a forma como ela fala.  Por enquanto, o recurso está disponível apenas em inglês, oferecendo uma interação por voz muito mais natural.

Agora, a Siri também pode traduzir coisas. O recurso, ainda em fase de testes, promete facilitar a vida de quem precisa descobrir como falar algumas frases em outro idioma. Por enquanto, o novo recurso está disponível apenas em inglês, chinês, francês, alemão, italiano e espanhol.

APLICATIVO DE CÂMERA GANHA NOVOS TRUQUES

A criação de álbuns está muito mais simples no iOS 11 com as novas Memories. O recurso agora conta com a criação de álbuns automáticos com fotos antigas. A novidade é semelhante a um recurso já presente no Google Fotos e funciona como uma lembrança de imagens capturadas naquele mesmo dia em anos anteriores.

O Live Photos do iOS 11 também foi aprimorado. Agora, ele tem um recurso de loop semelhante ao Boomerang, do Instagram, e permite que as fotos animadas sejam reproduzidas de forma contínua — ou seja, viram GIFs.

NOVA CENTRAL DE CONTROLE

O painel por meio do qual se controla diversos recursos do iOS está de cara nova. Com suporte ao 3D Touch, agora é possível tirar ainda mais dos atalhos do sistema presentes no menu. Além disso, a tela de notificações agora tem um visual igual ao da tela de bloqueio do iOS, criando assim um padrão visual sempre muito bem-vindo.

Também de forma semelhante ao que acontece em várias versões de Android modificadas por fabricantes parceiras da Google, o novo iOS vai trazer mais botões na tela de controle, permitindo um controle mais amplo da plataforma sem a necessidade de navegar por diversas telas e menus diferentes.

REALIDADE AUMENTADA

Amantes da realidade aumentada finalmente começaram a ser contemplados pela Maçã. A companhia anunciou durante o keynote da WWDC 2017 uma nova plataforma para desenvolvedores criarem recursos com esta tecnologia dentro do iOS. O kit de desenvolvimento ARKit vai oferecer recursos de ponta para a criação deste tipo de conteúdo.

Mapas: indoor e outdoor

Se você está dentro de grandes estabelecimentos, como shoppings e aeroportos, ter um mapa do lugar disponível em seu smartphone ou tablet pode ser essencial, certo? Pensando nisso, a Apple apresenta exatamente este recurso de mapas indoor para alguns lugares em cidades selecionadas.

Os mapas da Apple agora trazem novidades bem interessantes do ponto de vista de usabilidade e segurança. A principal delas é a função “Do Not Disturb While Driving” (não perturbe enquanto estiver dirigindo, em tradução livre), que detecta automaticamente quando você está dirigindo e evita notificações durante o deslocamento.

A LOJA DE APLICATIVOS FOI REDESENHADA

A App Store está sendo o app que obteve sua maior mudança no iOS 11. Há uma nova aba “Hoje” que irá surgir em lançamentos notáveis, e a Apple finalmente criando uma aba dedicada a jogos. Há também um aspecto meio editorial muito maior na nova loja, já que os usuários encontrarão “How-tos” e outros conteúdos em aplicativos selecionados. Outro ponto que beneficia tanto o desenvolvedor quanto o usuário, é a capacidade do desenvolvedor listar diretamente as compras no aplicativo na App Store, em vez de fazer com que os usuários procurem dentro da aplicação.

UM NOVO DOCK E DRAG E DROP PARA IPAD

O iPad está recebendo uma atenção especial com o iOS 11. A Apple está fazendo a dock do iPad semelhante à do Mac, permitindo que os usuários adicionem muitas outras aplicações a ela.

[video src="https://www.apple.com/newsroom/videos/ios-11-ipad-pro/iOS11_iPad_Pro_iOS-cc-us-_848x480.mp4" /]

Um novo recurso de arrastar e soltar permite que você mova rapidamente as informações ou a mídia de uma aplicação de tela dividida para aquela ao lado. Sim, isso é uma coisa bem básica – mas mostra exatamente por que a Apple precisava fazer essas melhorias de iPad em primeiro lugar. Eles estavam atrasados. Arrastar e soltar também pode ser usado com aplicativos em sua tela inicial ou dock.

BETA ATÉ O FINAL DE JULHO

Atualmente, o iOS 11 já está disponível de forma restrita para os participantes do iOS Developer Program — caso você esteja cadastrado , acesse o developer.apple.com e faça o download da nova versão do sistema. Além disso, a Apple informa que os demais usuários poderão ter acesso à versão beta do sistema até o final de junho — ela estará disponível em beta.apple.com.

LANÇAMENTO OFICIAL

A Apple informa também que o iOS 11 estará disponível no terceiro trimestre de 2017. A nova versão do sistema mobile será compatível com os seguintes dispositivos: iPhone 5s e superior, todos os modelos do iPad Air e iPad Pro, iPad de 5ª geração, iPad mini 2 e superior, iPod touch de 6ª geração.

Fonte: Apple, The Verge

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.