Apple estará integrando a realidade aumentada a câmera do iPhone

A realidade aumentada está aos poucos tomando conta do seu presente e pavimentando um futuro eminente que você talvez ainda não tenha notado. A possibilidade de utilizar de tecnologia para interagir com objetos e seres no espaço e em tempo real, inclusive adotando interfaces gráficas a nossa visão do mundo é algo que tem chegado a diversas ferramentas utilizadas amplamente por nossa geração, como é o caso do Google Translator, capaz de traduzir um letreiro em tempo real e com a fonte original apenas apontando a câmera do seu smartphone; o Snapchat e MSQRD e suas mascaras, o fenômeno Pokémon GO e até mesmo ferramentas altamente profissionais como o Microsoft HoloLens.

É visando isso que estamos vendo cada vez mais movimentação de grandes empresas como Samsung, Facebook e Sony em busca de trazer algo de novo para os seus dispositivos aproveitando o que a tecnologia pode oferecer, e é claro, a Apple não estaria de fora dessa. Após adquirir diversas empresas especializadas em tecnologias AR, o time secreto de câmeras da Apple tem integrado esses profissionais afim de trabalhar em soluções a realidade aumentada nos mais diversos iDevices, começando pelo iPhone.

O que podemos esperar?

Ao adicionar AR a câmera do iPhone a Apple visa possibilitar o consumidor a apontar seu Smartphone para um objeto e ter ele reconhecido pela sua câmera, criando uma data base de objetos 3D. A empresa também espera reconhecer e manipular faces utilizando tecnologias de reconhecimento de faces já inclusas no novo app de Fotos e o conhecimento da FaceShift, comprada em 2015.

Com a compra da Metaio e Flyby Media, empresas que trabalham diretamente com a novidade, a Apple visa montar um time competente que possa trazer grandes novidades para a câmera dos novos iPhone e bater de frente com as soluções concorrentes. A maça deverá lançar as novidades em forma de SDK para consumidores durante o ano.

Indo além…

apple-patent-1200x367

Além das novidades para o produto emblemático da empresa, espera-se que a Apple traga o seu primeiro Smartglass, sendo um intermediário entre o conceito do inovador HoloLens e o fracassado GoogleGlass. Após adquirir a Osterhout Design Group é possível se ter uma ideia de como será base do projeto a partir de um prototipo divulgado pela pequena empresa:

Rumores indicam que o desenvolvimento do dispositivo encontra-se a todo vapor, fazendo com que possamos esperar a novidade para os próximos dois anos. Uma vez que é conhecido que existe a tendência da Apple impulsionar o desenvolvimento de certas tecnologias após a mesma adotar, é possível esperar que em no máximo 3 anos estaremos rodeados de realidade aumentada em tudo o que fazemos.

Fonte.

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.