Início » Meu-iOS » Apple falha em atingir meta anual e salário de Tim Cook recebe redução de 15%

Apple falha em atingir meta anual e salário de Tim Cook recebe redução de 15%

Desde o lançamento e sucesso do primeiro iPhone, a Apple nunca se deparou com uma situação tão desfavorável como encontra hoje. Ainda que o seu novo smartphone tenha se saído bem nas vendas de fim de ano, a companhia famosa por alcançar uma margem de lucro extremamente única no mercado acabou por não conseguir bater as metas esperadas para o ano de 2016, o que resultou em uma redução de 15% no salário do seu CEO.

Estes dados são revelados preliminarmente em relação a reunião anual de acionistas da Apple que ocorre no dia 28 de fevereiro em Cupertino, e que irá reeleger todos os oito atuais nomes que compõe o Conselho de Administração, mostrando que a empresa acredita que os resultados não representam necessariamente uma falha na equipe atual. Mesmo com o aumento no salário do CEO, a sua bonificação foi afetada, uma vez que a Apple atribuiu a Cook e outros executivos 89,5% de seu objetivo, em vez do valor máximo como nos últimos anos, o que gerou o efeito negativo em seu bolso.

Como reflexo do desempenho da empresa, Tim Cook recebeu ao total 8,7 milhões de dólares em 2016, abaixo dos 10,28 milhões de dólares em 2015 e 9,2 milhões de dólares em 2014. O salário base do CEO subiu para 3 milhões de dólares, com incentivos de 5,37 milhões e compensações de 378 mil dólares, o que ainda assim, representa um valor total menor.

Esse é essencialmente um efeito gerado pela primeira queda das vendas anuais da Apple em 15 anos, resultado da falta de inovação dos novos iPhones em relação aos seus concorrentes, que sempre buscam sair do padrão. O resultado poderia ser pior, mas a empresa contou com uma vantagem proporcionada pelo os efeitos sofridos pela Samsung em relação ao Galaxy Note 7, principal concorrente dos novos dispositivos.

Fonte.

Sobre Deco Portella

Caseiro, estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.
  • Micro Wasoft

    Ele deve estar louco sem saber como pagar a fatura da Renner

  • Nira Geek

    Como ele deve estar triste, coitadinho, vai receber apenas 8,7 milhões de dólares, dá pra fazer o que com esse dinheiro? Nem um iPhone da pra comprar, sacanagem

  • Claro! A Apple oferece migalhas e quer cobrar 20 barras de ouro por isso! Faz tempo q pararam de inovar, mas o preço? Cada ano um novo Record

  • Allan Andrade

    Pode ser bom isso para eles tentarem melhorar, porem seu declínio é ruim e não só para a apple e sim para o Android ja que por enquanto somente a apple bate de frente com ela.

  • Brancaleone

    Coitado. Vai passar fome.