Início » MEU-ANDROID » As 8 mudanças do Android Q (10) para ser aplaudidas de pé, irmãos

As 8 mudanças do Android Q (10) para ser aplaudidas de pé, irmãos

Vemos a cada ano o surgimento de uma nova versão do Android para nossos smartphones, que vem repleto de recursos e melhorias aqui e ali, alterando efetivamente o nosso modo de usá-lo. Agora, com o novo Android Q, não vai ser diferente.

A Google deu o start para que essa nova plataforma fosse colocada em teste em seus aparelhos da linha Pixel, e mesmo que aparente mais do mesmo, o novo Android vem trazendo inovações bastante requisitadas por algum tempo. O principal deles é o modo escuro em todo o sistema.

De toda forma, a primeira prévia traz muitas mudanças significativas no que se refere ao seu comportamento do software, melhorias de privacidade, novos recursos, APIs para dispositivos dobráveis e várias outras mudanças ocultas e que obviamente não são visíveis.

1- Modo Escuro no sistema

Modo Escuro Nativo Android Q

Essa é uma das novidades mais aguardadas desde o surgimento do Android Lollipop com seu visual extremamente branco. A cada novo Android, vemos essa melhoria ser implementada pouco a pouco, mas não de maneira satisfatória.

Todas asvezes esse modo aparecia nas versões beta, mas no final não era posto emprática pela Google, até que no Android Pie esse modo escuro aparece, mas nãoem todo o sistema, apenas em alguns lugares e sem a dependência de um wallpaperescuro.

Já com o Android Q vai ser diferente, pois a idéia é levar o modo escuro definitivamente a todo sistema, nem que seja apenas quando o modo economia de energia for ativada.

2 – Aplicação de temas

Mudança no estilo de ícone e cores.

Antigamente, os conceitos de temas do sistema era restrito as OEM como é o caso EMUI e TouchWiz e a ROM’s customizadas como a CyanogenMod, o que tornou esse tema um caso obscuro.

Mas pelo que está sendo visto neste beta do Android, vai ser possível personalizar todo o layout do sistema.

3 – Reprodução de Mídia

Reprodutor de Mídia Android Q

Haverá também alterações nas reproduções de mídia, com o surgimento do alternador de áudio que adiciona um botão às notificações, que quando pressionado, exibe uma gama de configurações como a que alterna a saída de áudio.

4 – Compartilhamento de WIFI via QR Code

Compartilhamento de Wifi via QR Code

Convenhamos que quase todo mundo tem um acesso a uma rede WIFI e compartilha esse acesso com quem estiver a sua volta, o que faz com que a privacidade de seus dados seja comprometida. O Android Q traz uma solução para isso, o compartilhamento de WIFI via QR Code.

Basta selecionar a opção ” Compartilhar” que irá abrir um QR Code que deverá ser lido por outro aparelho também com Android Q facilmente e assim a privacidade de seus dados serão mantidos. Essa função já era conhecida na MIUI da Xiaomi e um pouco diferente, mas também presente no iOS.

5 – Acesso ao menu de configurações via aplicativos

Na grande maioria dos aplicativos (não sabemos se em todos), será possível acessar configurações opcionais dentro dele, um sub menu sempre estará disponível. A propósito, os sub menus serão exibidos ajustes relacionados ao App que estiver utilizando.

6 – Wi-fi em alta performance para jogos on-line

O WiFi receberá melhorias significativas, onde oferecerá alta performance e de baixa latência – isso irá melhorar consideravelmente o desempenho da conexão em aplicações como jogos online, chamadas de voz, streaming de vídeo.

7 – Autonomia de bateria na barra de status

Como podemos ver no print acima, teremos acesso ao status de bateria restante direto da barra de status do telefone. Assim, teremos uma estimativa de tempo que ainda resta antes que o dispositivo desligue por falta de bateria.

8 – Alterar esquemas de cores do sistema

Assim como vemos atualmente em smartphones da One Plus, no Android Q também será possível trocar a cor principal do sistema entre: padrão, preta, verde e roxo. Além disso, também será possível alterar fonte e estilo dos ícones.

Conclusão

Esses são alguns dos novos recursos do Android Q que estão chegando aos dispositivos da linha Pixel, da Google e também é claro, futuramente para uma enxurrada de smartphones.

Agora é aguardar para confirmarmos se todas essas alterações realmente irão permanecer ou serem descontinuadas no produto final.

Fonte:XDA

Sobre Luiz Carlos Tinoco Junior

Redator, músico e apaixonado por tecnologia e tudo que ela pode proporcionar!!Apaixonado pela Xiaomi!!
%d blogueiros gostam disto: