As melhores mudanças que o Android 11 está trazendo ao seu celular

A mais nova versão do SO da Google foi lançado no último dia 8 de setembro chegando aos aparelhos da linha Pixel primeiramente, e aos poucos chegará aos demais aparelhos compatíveis.

O Android 11 traz em seu novo update um monte de funcionalidades inéditas, embora não tão significativas assim, visto que o Android por si só já é bem completo em quesito de funcionalidades. Vamos listar as principais delas:

Conversas, Bolhas e Controle de Mídia

Se você envia e recebe muitas mensagens por dia, vai amar o primeiro recurso, o Conversation. Ele será responsável por concentrar as mensagens recebidas de aplicativos de conversas, e criar um setor de notificações específicos na barra de notificações colocando em ordem de prioridade.

Bolhas de conversas

Se você receber mensagens de varias pessoas vindo de vários aplicativos diferentes, o Conversation íra agrupar as fotos com o nome das pessoas que lhe enviaram mensagem e de qual aplicativo veio, e você pode dizer ao sistema qual aplicativo tem maior prioridade que outros.

Outro recurso ligado ao Conversation é o Bubbles. Ela cria uma UI flutuante no estilo do Facebook Messenger, onde aparece uma bolha com o rosto da pessoa com a qual você está conversando.

Conforme você configura, a cada conversa que surge uma bolha em sua aba aberta mostrando o rosto da pessoa que lhe mandou mensagem.

Controle de Mídia

Agora os controles de mídia tem uma aba no painel de configurações rápidas, na aba de notificações. E outra coisa interessante é que vários controles de mídia agora podem ser rolados lateralmente no painel de mídia. Portanto, em vez de empilhar verticalmente e ocupar mais espaço, você pode simplesmente deslizar para ir para um aplicativo de mídia usado anteriormente.

No Media Player vai haver um botão onde você poderá escolher como será o dispositivo de saída, isso incluirá os auto-falantes do aparelho, dispositivos Bluetooth ou até no Chromecast.

Gravador de tela nativo

Usuários de OEM não ficaram muito contentes com essa ferramenta nativa que chega com o Android 11 aos telefones da linha Pixel, que é o gravador de tela nativo.

O que a Google fez aqui não foi reinventar algo já existente, ela simplesmente implementou em seu sistema uma ferramenta que há muito era solicitada, que era a possibilidade de gravar a tela do celular com uma função fixada no menu de Configurações rápidas, onde aparecerá um menu pop-up indicando a possibilidade de gravação de tela.

Controle do Dispositvo

Faz tempo que a Google vem mudando as funções do botão On/Off dos dispositivos, ela vem transformando a função desse botão para se tornar um controle de uma casa inteligente, a idéia é oferecer ao usuário um fácil controle de seus dispositivos inteligentes.

Através dessa aba, você poderá fazer controle de seus dispositivos inteligentes como Chromecast ou Google Nest, entre outros.

Recursos Diversos

Ao longo dessa matéria vimos inúmeros recursos que vem chegando com o novo Android 11, mas vamos relatar aqui algumas pequenas modificações que foram feitas em recursos já existentes.

  • Android Auto: agora funciona sem fios, basta que a central do veículo esteja atualizada com a nova versão do Android 11;
  • Teclado: sugestões de teclado já consolidadas irão permitir que aplicativos de preenchimento automático e o próprio teclado forneçam sugestões específicas para o contexto digitado;
  • Suporte ao 5G: para que seja aproveitado o máximo da velocidade e da latência em baixas velocidades;
  • Variados tamanhos de tela: o Android 11 expandiu e aperfeiçoou o suporte a várias tipos de tela, como as de borda curva, cascata ou de perfuração;
  • Suporte para a decodificação de vídeo para baixa latência, crítico para serviço de streaming e de jogos em nuvem como Stadia e Xbox Game Streaming;
  • Captura de tela: o recurso agora possui uma UI idêntica ao iOS, onde a tela capturada irá para a parte inferior esquerda onde aparecerá opções de ações rápidas, mas ainda não tem captura de tela em rolagem como já acontece em OEM’s há tempo;
  • Novos Emojis: conjunto de Emoji 13.0, que acrescenta 117 novos itens incluindo “rosto sorridente com lágrimas”, “rosto disfarçado”, chá de bolhas, bandeira transgênero e muito mais.

Disponibilidade

Até o momento em que essa matéria foi escrita, o Android 11 só se encontra disponível para os dispositivos Pixel, a partir do Pixel 2. Muito provavelmente a Nokia iniciará a segunda leva em alguns modelos graças ao Android One presente em todos os seus dispositivos.

Neste momento, OPPO, Xiaomi, Oneplus e Realme lançaram projetos beta do Android 11 para o público, privilegiando alguns poucos modelos.

Conclusão

Ao que parece, não houve nenhuma mudança visual perceptível, mas embora traga somente melhorias aqui e ali, ficamos empolgados com mais um update que chegará em breve aos nossos smartphones.

Essas novas funcionalidades talvez revolucione a forma de nos comunicarmos, acelerando ainda mais a interação interpessoal, facilitando a visualização das notificações com os recursos Convesation e o Bubbles.

Fonte

Sobre Luiz Carlos Tinoco Junior

Redator do site Meu-Smartphone, Entusiasta em Tecnologia Mobile, Fã do sistema Android, Cristão e em constante evolução.