Baterias translucidas que carregam com luz solar podem substituir telas de smartphones!

bateria translucida

Um grupo de pesquisadores japoneses conseguiu aperfeiçoar o design de baterias translucidas de íon-lítio com carregamento sob à luz solar sem a necessidade de uma célula solar separada para isso.

Juntamente com ingredientes comuns usados em baterias de íon-lítio recarregáveis, o grupo pretende compreender uma espécie de “janela inteligente”, que seria uma janela quase transparente que funciona não só como uma bateria recarregável de grande área mas também como uma célula fotovoltaica (quando exposta à luz solar, que é pigmentado, diminuindo a transmitância de luz ).

Foram feitas algumas alterações nos materiais da bateria Li-ion translúcido anunciadas em 2013 para que os elétrons excitados pela luz que vem ao eletrodo negativo possa ser usado para carregar a bateria.

O grupo é liderado por Mitsunobu Sato, presidente da Universidade de Kogakuin e professor do Departamento de Física Aplicada. A tecnologia foi apresentada no Japão, em 2015, numa feira que teve lugar entre 27 e 28 de agosto, em Tóquio.

O grande objetivo é que a tecnologia possa um dia ser usada em janelas inteligentes em prédios e veículos. Além disso, é possível também que a tela do seu smartphone venha servir como bateria adicional e recarregar o dispositivo ao ser exposta a luz solar.

Fonte: Nikkei Technology Via: Gizmodo

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.