Briga entre Apple e Epic Games gera indisponibilidade da nova temporada de Fortnite na loja

Após da da Epic Games, desenvolvedora de Fortnite, ter processado a Apple devido a prática de mercado anticompetitivas, a Apple confirma que não irá disponibilizar a nova temporada do jogo em seus devices. E em meio a toda essa batalha judicial, a Epic Games obteve uma pequena vitória, fazendo com que a Apple não rompesse laços com as API’s e a Unreal Engine – plataforma de jogos da Epic Games.

Vale salientar que a Apple não se torna obrigada a colocar o jogo de volta em sua loja, porém aqueles que já possuem o jogo instalado não irão receber a nova temporada que chegou hoje.

Através de uma nota em FAQ, a Epic Games confirma essa situação e também explica como anda o processo:

A Apple está pedindo que a Epic reverta o Fortnite para usar exclusivamente os pagamentos da Apple. A proposta deles é um convite para a Epic entrar em conluio com a Apple para manter seu monopólio sobre os pagamentos no aplicativo no iOS, suprimindo a concorrência do mercado livre e inflando os preços. Por princípio, não participaremos desse esquema. Você, como proprietário de um dispositivo móvel, tem o direito de instalar aplicativos de fontes de sua escolha. Os fabricantes de software têm o direito de expressar livremente suas ideias e de competir em um mercado justo. As políticas da Apple eliminam essas liberdades.

Além de não receberem a nova atualização, os usuários de iPhone só poderão jogar com outros jogadores que também possuem um iPhone, ou seja, eles serão excluídos do modo multiplayer online multiplataforma.

Em nota, a Apple diz que está bloqueando as atualizações do jogo e indica a seus usuários buscar a nova atualização em outro aparelho e SO, como pode ser visto no texto abaixo:

A Apple está bloqueando atualizações e novas instalações do Fortnite na App Store e disse que encerrará nossa capacidade de desenvolver o Fortnite para dispositivos da Apple. Como resultado, o capítulo recém-lançado do Fortnite – atualização da 4ª temporada (v14.00) não será lançado no iOS e macOS em 27 de agosto. Se você ainda quiser jogar Fortnite no Android, pode acessar a versão mais recente do Fortnite na Epic Games App para Android em Fornite.com/Android ou na Samsung Galaxy Store.

A Epic Games ainda oferece descontos através do Fortnite V-Bucks. Os jogadores de iOS e iPadOS ainda podem baixar o jogo se ele foi baixado antes, mas os novatos não. Ao que parece, a Epic não pretende voltar tão cedo a usar a plataforma de pagamentos da Apple.

Já quem usa Android também não achará a nova versão na Play Store, porém pode ser feito o sideload direto do site da Epic Games, coisa que infelizmente o usuário de iPhone não pode, devido o forte controle de aplicativos aplicado pela Apple.

Fonte: GSMArena

Sobre Luiz Carlos Tinoco Junior

Redator do site Meu-Smartphone, Entusiasta em Tecnologia Mobile, Fã do sistema Android, Cristão e em constante evolução.