Build São Paulo: Já sabemos quando a Cortana virá ao Brasil!

Build 15

Hoje acompanhei a Build Tour São Paulo pelo endereço de streaming que a Microsoft disponibilizou, e os assuntos das palestras eram realmente só para desenvolvedores, ensinando como usar toda a ferramenta disponível pelo Visual Studio para o Windows 10. Mas ao final da programação, houve uma série de perguntas respondidas, dentre elas a pergunta campeã do Twitter através da hashtag #buildtour: Quando a Cortana virá ao Brasil?

Foram aproximadamente 483 tweets sobre esse mesmo assunto segundo a própria Microsoft, e foi a única pergunta voltada ao usuário final que foi respondida em todas as aproximadamente 9 horas de programação da Build Tour São Paulo. E a resposta não é muito animadora: A Cortana em português já está em desenvolvimento, mas a Microsoft só irá trazer novos idiomas à Cortana a partir de 2016.

O porquê da demora? Caio Garcez, Technical Evangelist da Microsoft, explica que o desenvolvimento da Cortana não é tão simples como nós achamos. Ele envolve uma série de elementos dentre eles o reconhecimento de fala, que aliás é o mais difícil, pois a Cortana deve reconhecer a fala de pessoas com as mais variadas idades, com os mais variados sotaques e palavras características de uma determinada região, sendo homem ou mulher, estando resfriado, rouco ou não, e tudo isso deve ser levado em consideração.

Outra parte do desenvolvimento da Cortana é o chamado text speech, que é transformar um texto em uma fala que soe natural, e é todo um trabalho de desconstrução de linguagens, combinação de fonemas, de um modo que a Cortana não fique com uma voz robótica e sim com uma fala parecida com a de uma pessoa ao dar respostas engraçadas ou ao responder a comandos.

E aí, o que você achou da resposta? Comente sobre o assunto! A sua participação é muito importante pra nós!

Fonte: Streaming da Build São Paulo (A partir do minuto 02:24:31)

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.