Celulares da Motorola e Xiaomi reiniciando sozinho? Talvez a calibragem da bateria resolva

Um dos sintomas de que a bateria de seu smarphone Motorola, Xiaomi ou de qualquer outra marca precisa ser calibrada é o fato do telefone ficar reiniciando sozinho depois de um determinado tempo de uso (geralmente ocorre depois de um ano de uso).

Caso você tenha atualizado o firmware no seu telefone recentemente, o consumo exagerado da bateria é uma queixa comum, a calibragem pode solucionar o problema.

O sistema operacional Android tem um arquivo chamado Battery Stats, que indica qual é a capacidade da bateria, e quando está cheia ou descarregada. No entanto, esse arquivo às vezes se corrompe e começa a mostrar dados que não são reais, o que faz com que o celular desligue antes de chegar a 0%, ou mesmo estando carregado a 100%, se esgote fora do normal.

É importante lembrar que o processo de calibragem da bateria implica em correções acerca do arquivo em questão. Portanto, não irá reparar nada físico ou químico na bateria. Contudo, trata-se de uma correção de software, não de hardware.

Calibrar a bateria

Sem a necessidade de instalar qualquer App de terceiros, a tradicional abordagem de carregar totalmente a bateria e depois descarregá-la a zero é uma das maneiras mais simples de recalibrar a bateria de seu smartphone. Siga esses passos:

  1. Carregue o celular completamente com ele ligado. Quando terminar, use o celular até chegar 99% de bateria e desligue-o.
  2. Quando o smartphone estiver desligado conecte o carregador novamente e espere chegar a 100%. Isto será indicado por uma luz LED.
  3. Desligue do carregador e ligue o telefone novamente. Vá para as configurações e altere as opções de exibição para que a tela permaneça acesa o tempo todo, que nunca desligue automaticamente. Ligue novamente o celular no carregador e espere até que ela chegue de novo a 100%.
  4. Desplugue da tomada e use o celular até descarregar e desligar sozinho. Quando estiver desligado recarregue até 100%.
  5. Finalmente, quando estiver pronto ligue-o novamente e agora você já pode voltar às configurações normais de antes.

Caso queira ter maiores detalhes sobre sua bateria, recomendamos a utilização (temporária) do App abaixo. Ele te dá todas informações contidas nos prints acima. Vale ressaltar que o método funciona apenas se o seu celular não tem mais de dois anos de uso. Via

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.