Cartões de memória podem causar problemas no Smartphone? Qual seria o melhor?

Existem dezenas de tipos de cartões de memória. Cada um deles diferencia suas características específicas de velocidade de transferência de dados e capacidade de gravação.

Depois de comprar um smartphone e se familiarizar com o aparelho é hora de tirar o melhor proveito dele. Mas, com tanta variedade de cartões microSD no mercado, pode ser um pouco complicado escolher o melhor para o seu aparelho.

Modelos

Existem vários modelos baseados principalmente em dois tipos de velocidades: a velocidade de operação normal e outro de velocidade superior, logo, oferecem taxas de transferência de dados superior. Não vamos no aprofundar muito aqui, pois pode causar confusão. Por isso, vou abordar simplesmente as opções microSDSDHC e SDXC compatíveis com a maioria dos atuais smartphones do mercado.

Velocidade de gravação

Este é um dos itens em que os consumidores menos prestam atenção. A indicação de velocidade de leitura de um cartão é mensurada por classes. Existem cinco padrões de velocidade e cada um deles diz respeito ao uso ideal.

Os cartões microSD normalmente têm um número, por exemplo, em um dos cartões que vemos na imagem acima, temos um “4”. Isto se refere à classe de velocidade.

  • Classe 2: atinge velocidades mínima de 2 Mb/s e é ideal para gravação de vídeos em definições-padrão. Se a qualidade final da imagem não é um problema para você, essa solução mais barata pode suprir as suas necessidades.
  • Classe 4: atinge velocidade mínima de 4 Mb/s e é o modelo mais indicado para gravação de vídeos em HD (resolução de 720p).
  • Classe 6: atinge a velocidade mínima de 6 Mb/s e também é indicado para a gravação de vídeos em HD. O ganho real em relação à Classe 4 é pequeno, mas na prática a versão garante um pouco mais de segurança para o usuário.
  • Classe 10: atinge a velocidade mínima de 10 Mb/s, sendo o formato mais apropriado para vídeos em Full HD (1080p).
  • UHS Speed Class 1: atinge a velocidade mínima de 10 Mb/s, mas seu uso é mais restrito. Ideal para quem pretende gravar vídeos de longa duração ou pretende fazer transmissões em tempo real.

Escolha sempre um cartão SDHC ou SDXC de capacidade de armazenamento entre 32 ou 64 GB, irá depender da sua necessidade de uso. A marca não é um dos pontos mais importantes, mas tente escolher entre os mais confiáveis. (SanDisk, Kingston, PNY…).

Você pretende comprar um cartão de memória? Já conhecia as especificações de cartões de memória antes?

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.