Celulares antigos (Nokia?) ‘receptam sinal’ até 10x melhor que smartphones modernos e atuais

Como um grande fã da Nokia a muitos anos, sei o quão bom era aqueles celulares antigos no que se diz respeito a receptação de sinal. Contudo, recentemente ficamos sabendo que um estudo realizado pela “Anatel britânica”, Ofcon, chegou a conclusão que celulares comuns são melhores nesse aspecto do que smartphones da atualidade.

O órgão britânico realizou testes em laboratório e a principal causa para essa gigantesca diferença entre celulares modernos e antigos está relacionado ao material de construção da carcaça. Dito isso, quanto mais vidro e metal cobrindo o dispositivo, pior é a recepção de sinal. No entanto, a Ofcon não revelou quais dispositivos utilizou nestes testes.

Experiência própria

Um dos nossos membros do grupo no Facebook “Meu Nokia Brasil” descreveu para nós a sua experiência diante desse fato. Confira na íntegra:

Com o passar dos anos, este “detalhe” foi perdendo relevância, e dando lugar para outros quesitos mais voltados à internet, fotografia e jogos. Como representante comercial viajante, a qualidade de sinal acaba sendo fator” determinante” na escolha de um aparelho. Costumo usar aparelhos intermediários, já usei Samsung, LG, Motorola, e a 5 anos uso Zenfone 3 (desde seu lançamento em 2016).

Costumo viajar com 2 aparelhos, o meu e um outro que normalmente é fornecido pela empresa, onde tenho a oportunidade de comparar a capacidade de captação de sinal dos modelo.

Como a cobertura de 4G ainda não é total, costumo deixar os aparelhos configurados entre 2G/3G para garantir maior recepção. Já usei de todas as configurações, e em todas elas, o Asus ainda é o que mais entregou estabilidade de sinal.

Antes que me perguntem… sou cliente VIVO, a única que tem cobertura mais próxima de 100%, seja em áreas urbanas ou rurais. Não vejo nenhum fabricante falar sobre isto, dificilmente encontramos publicações na internet abordando este tema, só se fala em “sinal wi-fi”, ou foco em “processador, memória RAM, espaço de armazenamento e qualidade de câmera”.

Creio que os fabricantes acabam vendo uma oportunidade para reduzir o custo de fabricação dos aparelhos utilizando alguns componentes de qualidade inferior, principalmente aqueles que o público não está prestando atenção.

Minha opinião

Esse é um dos fatores pelos quais os smartphones construídos em policarbonato são os meus favoritos em contrapartida com os modelos construídos em vidro ou metal, uma vez que o material plástico deixa o celular mais barato, menos frágeis e ainda por cima com melhor receptação de sinal.

Via

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.