Como fazer a bateria do seu Xiaomi durar absurdamente mais; truques e dicas

Embarcando recursos extremamente úteis e inúmeras possibilidades, a interface modificada da Xiaomi é um dos pontos mais bem avaliados dos seus smartphones. Mesmo entre os puristas, as modificações dispostas pela chinesa na famosa MIUI são bem faladas, graças a sua coerência e organização, trazendo apanhados recheados de funções sem causar a poluição do sistema.

Ainda assim, o uso de diversos sensores e recursos do seu smartphone, pode fazer com que altas amperagens sejam fortemente drenadas em poucas horas. Deste modo, saber ativar os recursos certos de economia, assim como selecionar as funções que devem estar ativas e quais não são tão necessárias podem garantir que o seu dispositivo chegue ao fim do dia longe das tomadas.

Descubra agora algumas dicas para fazer com que a bateria do seu celular Xiaomi dure muito mais:

Desative o serviço de impressão

Por padrão, a configuração inicial dos dispositivos da Xiaomi já trazem o serviço de impressão ativo. Deste modo, o seu aparelho estará a todo momento buscando impressoras disponíveis na rede conectada para que possa interagir caso necessário. Visto que o recurso raramente é usado, ao desativa-lo você estará evitando um gasto constante e desnecessário da sua bateria.

  • Entre em Configuração > Configurações adicionais > Impressão > Serviço de Impressão Padrão.

Desative o Assistente Wi-Fi

Buscando melhorar a experiência dos seus usuários em redes instáveis, a MIUI dispõe de um recurso que permite ao sistema alternar entre a conexão Wi-Fi e o pacote de dados da sua operadora, de acordo com a velocidade e consistência do sinal. Deste modo, toda vez que uma das duas redes apresentar queda na taxa de transferência, o sistema fará a alternância automática, evitando a perda de desempenho para o usuário.

Mesmo que isso pareça interessante, para que seja possível é necessário que o sistema esteja a todo momento analisando a estabilidade da rede, e assim, gerando alternâncias contastes que podem drenar sua bateria rapidamente.

  • Para desativar o recurso, vá em Configurações > Wi-fi > Configurações adicionais > Assistente de Wi-Fi e desative o recurso.

Programe o desligamento automático do seu smartphone a noite

Quanto tempo ocioso o seu smartphone enfrenta a cada noite? mesmo que em modo “standby”, o seu dispositivo está sempre conectado a uma rede de internet, sincronizando informações e gerando notificações a todo instante. Visando evitar estes gastos desnecessários em um período não aproveitado, a MIUI permite que seja configurado um horário para que o seu dispositivo desligue a noite, e volte a ligar automaticamente em outro momento especifico que você desejar.

Abra o aplicativo de Segurança > Bateria e Perfomace > Programar lig./desl. e configure o seus horários. Vale lembrar que uma vez desligado, o seu aparelho não receberá chamadas a noite. Ainda assim, alarmes ainda funcionarão caso você ative a função “Alarme com telefone desligado” (app de alarmes > configurações).

Desative a inicialização automáticos de alguns apps

Assim como em um computador, ao ligar o seu smartphone são iniciadas diversas aplicações que funcionam em segundo plano. Felizmente, por aqui é possível desativar a inicialização dos serviços desnecessários, facilitando o processo do boot e economizando bateria em segundo plano.

  • Entre em Configurações > Permissões > Inicio Automático

Ative a Bateria Adaptável

Não é segredo algum que na maior parte do tempo o seu dispositivo está sincronizando informações e requisitando atualizações dos mais diversos serviços disponíveis nele. Deste modo, é possível fazer uso da “Bateria Adaptável“, que identifica as aplicações menos usadas de acordo com o perfil do usuário, colocando-as em baixa prioridade. Isso não só aumenta a duração da sua bateria ao longo de um ciclo, como pode aprimorar o desempenho do smartphone como um todo.

  • Entre em Configurações > Bateria e Desempenho > Usar Bateria Adaptável

Pronto, com essas pequenas alterações você fará com que o seu aparelho Xiaomi tenha um consumo energético muito mais eficiente. Vale lembrar que essas dicas servem para qualquer aparelho que rode uma das versões mais recentes da MIUI. Artigo criado com base no vídeo do canal Gabriel Homero

Conhece mais alguma dica para economizar bateria em aparelhos Xiaomi? Deixe nos comentários abaixo!

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.